- Não ensine: provoque a atividade da criança;
- Leve as crianças a discutirem entre si a situação proposta e respeite suas conclusões, mesmo que “erradas”;
- Não trabalhe na base da linguagem;
- Não prestigie a memorização: o melhor resultado é o que demonstrar capacidade de inventar e descobrir;
- Comporte-se como técnico do time de futebol: estimule, sugira, critique, mas não jogue;
- Use como “material” o que existir no mundo da criança;
- Sempre que a criança superar um patamar, complexifique a situação;
- Na alfabetização utilize as marcas e logotipos que estão espalhados pela cidade e são utilizados no dia-a-dia da família;
- Organizar as crianças em grupos, deixando que elas criem as regras de convivência;
- Leve as crianças a compreender o que fizeram, quer a atividade seja motora, verbal ou mental.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
da educação... os dez 'mandamentos' da escola [segundo] piaget...!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário