terça-feira, 24 de julho de 2012

'última' hora... crato dá ordem às escolas para evitar horários zero... via diário económico...!

"Num volte-face inesperado, o Ministério da Educação e Ciência enviou uma nova circular às escolas onde dá orientações para reduzirem ao máximo os docentes sem serviço lectivo atribuído - conhecidos como os horários zero. A ordem agora é atribuir a estes docentes qualquer tarefa para que os não fiquem sem actividade. Estas novas orientações para distribuição do serviço lectivo chegaram às ecolas na sexta-feira e alteram as regras que tinham sido inicialmente comunicadas aos directores.

Na circular, a que o Económico teve acesso, lê-se que, "considerando a necessidade de garantir a ocupação de tempos lectivos a todos os docentes relativamente aos quais se venha a verificar a ausência ou insuficiência de componente lectiva, cumpre estabelecer orientações para a melhoria de distribuição de serviço docente em cada agrupamento ou escola não agrupada". Para atingir este objectivo, as escolas devem "abrir ofertas no âmbito do ensino recorrente, distribuir componente lectiva no 3º ciclo aos docentes de Educação Visual e Tecnológica e afectar docentes de carreira de Potuguês e Matemática "às actividades de apoio ao estudo" no 1º ciclo do ensino básico. Medidas que visam reduzir o número de horários zero e que contradizem as orientações com que as escolas têm estado a trabalhar na organização do próximo ano lectivo.

Depois de ter sido acusado de estarem a recusar a autorização para abrir cursos profissionais nas escolas, o MEC estabelece nesta circular a possiblilidade de "desdobramento de turmas no ensino profissional na vertente de formação específica técnica. Na cicular, a tutela autoriza ainda as escolas a abrir turmas do ensino profissional "caso complementem a rede pública e privada local". Se isto não for suficiente para acabar com os horários zero, a circular define ainda uma longa lista de actividades que "podem ser distribuídas aos professores com ausência de componente lectiva". Apoio à biblioteca, activades de orientação escolar para alunos do 8º e 9º anos, programas de tutoria, actividades de apoio pedaógico acrescido, ou actividades de aprofundamento da língua portuguesa que facilitem a integração de alunos oriundos de países estrangeiros, são algumas das medidas previstas."

daqui.

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