"Ontem foram (re)fundidos e
(re)disponibilizados três cenários sobre a privatização da Educação e do
orçamento do MEC para os Ensinos Básico e Secundário que se conhecem há
muito tempo: cheque-ensino, alargamento da rede dos contratos de
associação e introdução de equipas de gestão privada nas escolas
públicas.
Algo que faz(ia) parte do programa liberal
de Passos Coelho e deste PSD para a área da Educação e que, na falta de
uma revisão constitucional para apagar umas alíneas e refrasear outras,
tinha em estado em banho-maria, à espera dos efeitos de outras iniciativas que aplainassem o terreno.
Só que as coisas não correram pelo
melhor… os estudos não concluíram o que era suposto concluírem e alguns
convidados estrangeiros que cá vieram não disseram, nem escreveram,
exactamente o que se esperava que dissessem e escrevessem.
Então foi preciso refundar a estratégia.
O timing e o modus operandi
(ena pá tantos termos estrangeiros!) foram particularmente
transparentes, porque os seus mentores estão muito perto dos truques e
das estratégias de conspiração das jotas e dos blogues, mas muito
afastados de uma qualquer sofisticação intelectual.
Então… o Pedro foi dar uma entrevista à TVI na qualidade de PM (e não de líder do PSD ou de amigo dos amigos) e
aflorou um assunto, encenando uma inexistente brecha constitucional
para proceder à desejada reafectação dos recursos financeiros do Estado e
do orçamento do MEC, para dar um empurrão à coisa.
Arranjaram-se uns dossiês, como outrora
se fazia no tempo do engenheiro, conseguiram-se umas âncoras
comunicacionais e um constitucionalista que ora diz que isto é, ora que
não é (veja-se a posição flutuante do dito sobre os cortes salariais). E
avançou-se para uma realidade virtual… o pagamento de propinas em anos
de escolaridade obrigatória…
Que se sabe serem impossíveis de
concretizar no quadro moral (não falo sequer legal) existente entre
pessoas de bem que não obrigam alguém a fazer uma coisa, sem
alternativa, e a pagá-la.
E aparece este ou aquele representante dos privados a dizer que sim, que não foram ouvidos, mas estão todos escancarados,
desculpem, disponíveis para discutir aquilo que nas sombras andavam há
mais de um ano a pedir para que acontecesse (sim, meu caro RQM, a coisa
foi demasiado óbvia por parte da AEEP).
O objectivo é simples e o truque não muito elaborado: encenam-se
propinas mas depois diz-se que se dá um cheque-ensino nesse valor às
famílias… em especial para o Ensino Secundário e finge-se que isso
mantém tudo gratuito e que há um co-pagamento pelas famílias.
Ahhhh… e diz-se que podem escolher a
escola que quiserem, pública ou privada, porque já pagaram o valor da
propina que se baseia num tal custo médio e etc. E as escolas privadas
passam a apostar mais no Secundário que é o que apresenta encargos mais
elevados por aluno e é nesse nível de ensino que se faz pressão para os
alunos saírem das escolas públicas. Elementar, meus caros.
A verdade é que apenas se
pretende fazer um curto-circuito na redistribuição dos recursos
financeiros e redireccioná-los para os tais grupos de interesses que
conseguiram colocar em lugares-chave (gabinetes ministeriais, assessorias de grupos parlamentares) alguns dos seus elementos mais jovens, activos e aguerridos, responsáveis pela produção de alguns materiais de deformação (não confundir com informação) sobre o assunto.
Não pensem que estou a efabular… assisti a
um ou dois casos em directo de quem tem um pé em dois lados, um deles
mais encoberto, fazendo-se passar por especialista.
O mesmo para as tentativas de sedução particular…
Não é bonito, mas os fins que almejam (o
dinheiro dos contribuintes que consideram estar mal empregado no
pagamento a professores acima dos 1000 euros) justificam os meios (uma
razoável desonestidade intelectual e académica).
Pelo caminho, há gente mais velha que
alinha, na esperança de que o seu trajecto mude (será interessante
analisar de onde aparecem certas figuras e onde eventualmente acabarão
por poisar), enquanto há quem fique entre a sedução de ideias que já
lhes agradaram e o receio do que será a sua prática por estes liberais
de aviário que agora brotam atrás de cada ministro. É caso de antigos
ministros ou mesmo secretários de Estado.
E foi colaborando, por acção ou omissão, na desmoralização da rede pública de ensino.
Claro que há quem tenha como função
desmontar isto a tempo e horas e que tenha, pelo menos em teoria, os
meios para o fazer, mas a Fenprof está demasiada enleada com a estratégia unitária arménia
e o congresso do PC, enquanto a FNE foi mantida debaixo de controlo com
a cenoura da vinculação extraordinária e agora chega tarde à área vocal
da contestação.
No meio disto, restam os maus da
fita… os professores, que são caros em média para os interesses
económicos que querem lançar mão sobre a Educação. E que são o objecto
principal e quase exclusivo do corte às chamadas gorduras.
A estratégia é agora dizer que 85% dos encargos na Educação são com
pessoal (mesmo se o orçamento do MEC aponta para menos de 70%) e que os
cortes devem ser feitos aí… basta ler a imprensa de hoje, nas pequenas
notas inseridas aqui e ali. O outro objecto de poupanças são os alunos, por vergonhoso que seja, pois nada disto é feito a pensar neles. NADA.
No cenário 2… explicarei dentro das
minhas possibilidades como se articulam os contratempos com os custos
médios por aluno, a cobiça dos interesses privados e as estratégias que o
Governo e o MEC vão desenvolvendo para embaratecer os custos de
funcionamento das escolas para as tornar mais atractivas para os
gestores da mediocridade alheia.
.
Como complemento a este post, deve ser lida a mini-entrevista a Ramiro Marques no DN de hoje onde é exposta a estratégia subjacente a estas medidas, que incluem um
maior papel da Igreja Católica na privatização do ensino, a entrega das
escolas com piores resultados à gestão privada e a dispensa dos
professores considerados excedentários, após um “período de adaptação”
(ao desemprego). Adoro ex-esquerdistas quando chegam ao poder."
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