quinta-feira, 13 de junho de 2013

declaração... aos [pelos] professores... de madalena crespo... via fb...!

"Em dias fervilhantes de tensão, por causa da greve dos professores, chegou a hora de aqui escrever umas palavras em sua homenagem.

Uma homenagem a todos aqueles que comigo se cruzaram ao longo dos anos, e que tiveram o condão de me deixar uma marca. E quando eu falo de uma marca, falo mesmo daquela marca, daquela atitude, daquela palavra de incentivo, daquele olhar, daquela confiança, daquele alento, daquele espicaçar tão gratificante que nos faz ripostar e ir mais além...

É precisamente daqueles que ao longo da sua vida, 'deram o litro' pelos seus alunos, se lhes dedicaram de alma e coração, muito mais do que o tempo normal dedicado à preparação de aulas, que eu aqui falo .

É em homenagem a essa figura, misto de alguma autoridade, cumplicidade e amizade, que eu quero prestar um tributo, por tudo o que representou na minha vida, e que me ajudou a ser aquilo que sou hoje. Esse tempo de qualidade e dedicação dos professores tem-lhes sido roubado de há uns bons anos p'ra cá, e hoje, aquele que consegue exercer o cargo, com esse misto de devoção e magia, é um autêntico herói, porque vive numa permanente instabilidade emocional, e porque dificilmente consegue lidar com a tremenda pressão que sofre, para exercer o seu trabalho na perfeição e ainda, ter tempo para lidar com burocracites agudas, impostas desde há anos, e fazendo deles 'pau p'ra toda a obra', à semelhança do que se passa na administração pública, outra vertente do estado de lástima em que está este país.

Estou com os professores, porque entendo que estar com eles, é defender a possibilidade de todos os portugueses, começando pelos que menos possibilidades financeiras têm - e esses são cada vez mais, como se sabe - de colocarem os seus filhos a estudar numa escola pública, onde o ensino e as condições de trabalho, têm e devem ser de qualidade, e não simplesmente as que restam daquilo que o ensino privado tem.

Se não se apoiar esta greve, como eventualmente outras formas de luta, de fazer frente à colocação em causa da dignidade profissional desta classe, enxovalhada desde há anos a esta parte, está-se a ser conivente com uma situação que um dia vai descriminar os portugueses e classificá-los como portugueses de 1ª e portugueses de 2ª - e isso é inadmissível!... 

Se o ensino deve ser tendicialmente gratuito, não se pode permitir que se abra caminho à segregação das pessoas, dos jovens e dos professores!...

É por isso que eu, e em homenagem a todos aqueles conheci, e de quem guardo uma imagem de dedicação, devoção, amizade e cumplicidade, desde a escola primária até ao ensino superior, estou com os professores a 100%, na defesa dos seus interesses, porque a defesa dos seus interesses, é a defesa do futuro da escola num todo, de um ensino de qualidade e não descriminatório, como se quer fazer instituir. 

E porque todos os alunos merecem um dia, ter à sua fente um professor/ professora, que lhes vai incutir um espírito e uma marca, que lhes vai ficar para a vida e para sempre, que lhes vai ajudar a traçar um rumo , a escolher e a pensar e a traçar o seu futuro, e a poderem ser felizes naquilo que fazem - e porque esse espírito e essa disponibilidade, só existirão quando os professores finalmente puderem voltar a dedicar-se exclusivamente ao ensino e aos alunos, com a dedicação e a devoção, que ambos merecem.

É isso que eu quero para o ensino em Portugal - um ensino público, de dedicação e de qualidade, que seja apoiado e estimulado pelo estado, e não sovado, como tem acontecido ultimamente.

Professores - os de ontem, os de hoje, e os de amanhã, hoje quiçá alunos - estou convosco! E disse
."

declaração de interesses... a signatária [no fb] não é professora... apesar de ser uma das minhas irmãs...!

Sem comentários:

Enviar um comentário