"Os trabalhos de casa melhoram o rendimento escolar se forem corrigidos na aula e tiverem em conta o nível de cada aluno, conclui um estudo com alunos do terceiro ano do ensino básico de nove países ibero-americanos.
A investigação, realizada pela Universidade Autónoma de Madrid, conclui que fazer trabalhos de casa funciona "se forem revistos e corrigidos na aula" e se existir uma "distribuição diferenciada" consoante o desempenho dos alunos, embora indique que 25,2% dos professores preferem não os marcar.
O estudo envolveu 5603 alunos de 98 escolas da Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Panamá, Peru e Venezuela.
Os investigadores analisaram dados de questionários, dirigidos a professores, estudantes e famílias, e de testes iniciais e finais de espanhol e matemática, informou a universidade num comunicado, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
Tiveram igualmente em conta a situação socioeconómica e cultural das famílias e o género dos alunos.
Os autores do estudo, F. Javier Murillo e Cynthia Martínez-Garrido, assinalam que os trabalhos de casa são "uma ferramenta útil para aumentar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes", se respeitarem as condições referidas.
Murillo e Martínez-Garrido chamam a atenção para a importância dos alunos serem informados do resultado dos trabalhos de casa, "do sucesso obtido e dos aspetos a melhorar"."
A investigação, realizada pela Universidade Autónoma de Madrid, conclui que fazer trabalhos de casa funciona "se forem revistos e corrigidos na aula" e se existir uma "distribuição diferenciada" consoante o desempenho dos alunos, embora indique que 25,2% dos professores preferem não os marcar.
O estudo envolveu 5603 alunos de 98 escolas da Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Panamá, Peru e Venezuela.
Os investigadores analisaram dados de questionários, dirigidos a professores, estudantes e famílias, e de testes iniciais e finais de espanhol e matemática, informou a universidade num comunicado, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.
Tiveram igualmente em conta a situação socioeconómica e cultural das famílias e o género dos alunos.
Os autores do estudo, F. Javier Murillo e Cynthia Martínez-Garrido, assinalam que os trabalhos de casa são "uma ferramenta útil para aumentar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes", se respeitarem as condições referidas.
Murillo e Martínez-Garrido chamam a atenção para a importância dos alunos serem informados do resultado dos trabalhos de casa, "do sucesso obtido e dos aspetos a melhorar"."
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