quinta-feira, 24 de abril de 2014

'notas emocionais a uma facada de maria filomena mónica'... nas palavras de luís sottomaior braga... no visto da província...!

"1. “ (…) Fala da escola pública como se a composição das turmas se não tivesse alterado. (…) Basta entrar numa escola contemporânea para se notarem as diferenças, desde os alunos, de origens sociais, étnicas e religiosas variadas até aos docentes muitos deles jovens exaustos (…).” (Professora Doutora Maria Filomena Mónica, em crónica no Expresso, sobre o que pensa muita gente da sua geração)


2. “Querem que os ciganos venham para a escola e tragam a faca de casa e depois ensinem os professores a atirar facas!” (Professora Doutora Maria Filomena Mónica, no Programa Olhos nos Olhos na TVI24, sobre os autores de programas escolares “novos ricos” que quererão que os alunos apliquem saberes adquiridos)



Este jovem exausto (e não é de preencher inquéritos enviados pelo Ministério da Educação)[1], de tanto ouvir dizer asneiras sobre a escola pública actual, ficou intrigado quando voz amiga me telefonou a recomendar que visse a reposição do programa, onde pontifica Medina Carreira, porque, lá para o fim, “te vai saltar a tampa”.

Fiquei atónito, e mais exausto ainda, de tanto se repetir o que da escola se conhece só de ouvir dizer, mesmo que seja por via de uns diários da trincheira, cujo valor informativo fica desde logo esbatido, quando os autores ficam anónimos, por alegado medo de represálias.

Não queria acreditar que a pessoa que escreve a citação 1 e outras frases no mesmo tom soltasse, com o ar ligeiramente enfatuado, de quem está cheia de pena de não ter chegado a dar aulas numa escola básica, a ideia gasosa de que ciganos e facas são realidades quase indistinguíveis.

O respeito intelectual e científico pela Senhora Professora Doutora e que, curiosamente a ideia de fazer dois livros, que li, com base em diários de professores, até podia ter reforçado (mesmo se os diários são superficiais, lamechas e carregados de auto-comiseração), esvaneceu-se nessa frase indigna de uma humanista, que conheça a realidade do que é a discriminação dos ciganos, por essa Europa fora e em Portugal.

E, ainda para mais, sabendo-a tão preocupada com a educação dos pobres e as possibilidades de elevação da sua condição por via da escola."

para ler o resto do artigo... siga a ligação baixo...



vistodaprovincia: Notas emocionais a uma facada de Maria Filomena Mónica


a propósito do artigo do paulo guinote... aqui.

e da réplica de maria filomena mónica... aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário