quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

[arquitectura] actividades familiares...


Caro/a Colega,

A Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos tem o prazer de o/a convidar a participar no nosso novo atelier criativo de Natal «Habitáculo - Minúsculo mundo habitado» que irá ter lugar na Sede da Ordem dos Arquitectos dias 20 e 21 de dezembro. O atelier é organizado em parceria com a equipa do 'Super Arquitecto', já com experiência em actividades com crianças, jovens e adultos.

Neste atelier temos uma excelente novidade, as famílias podem participar no 2ª dia, a 21 de dezembro, da parte da tarde.

As inscrições são limitadas a 20 participantes e estão abertas até dia 18 de dezembro. Temos desconto de 10% para familiares de Membros OA.



SÍNTESE: Habitáculo é a pequena casa, a morada.

É o espaço que serve de metáfora para a descoberta da arquitectura do minúsculo mundo habitado por cada participante. Esse Mundo imaginado como uma pequena casa que dá lugar à vida de cada um.

Assim, num processo de montagem cada participante construirá uma sequência de espaços vividos significativos, o seu habitáculo no mundo. Pretendem-se explorar as diferentes relações das quatro dimensões da arquitectura com as memórias de cada um e descobrir como a arquitetura lhes dá forma.

Através dos meios próprios ao arquitecto (cortes, plantas, maquetes ou esboços), na realidade ou exagero, descobre-se como representar em cada habitáculo quantos metros iam ate à porta de saída? Ou que janela me permitia ver o outro lado do rio?



OBJECTIVOS :

Definir importância da arquitectura na vida de cada um? Como se relacionam as suas dimensões na nossa vida? Como a percebemos, usamos e se apropriamos dela? Como a arquitectura organiza os espaços e que vivencias nos possibilitou e possibilita? Explorar relações entre exterior e interior, grande e pequeno, regular e irregular, centro e periférico? Como estas dimensões e as transformações arquitetónicas e urbanas nos afetam?





via ordem dos arquitectos...

Sem comentários:

Enviar um comentário