terça-feira, 15 de dezembro de 2015

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 185 — 15/12/2015


Informações Gerais

 
Publicações CNE: Formação Inicial de Professores
Encontra-se disponível para consulta a publicação “Formação Inicial de Professores” que reúne os textos das comunicações apresentadas no seminário sobre formação inicial de professores, realizado em abril de 2015, por iniciativa do Conselho Nacional de Educação e da Universidade do Algarve.
 
O seminário procurou traçar o panorama da formação inicial de professores em Portugal, tendo como referência alguns estudos recentes, de modo a identificar constrangimentos, a perspetivar alternativas que permitam assegurar a eficácia da formação e a garantir que o sistema seleciona e acolhe os melhores professores.
 
Conectando Mundos - 2015/2016
Conectando Mundos é uma proposta educativa na qual participam estudantes, dos 6 aos 17 anos de idade, de escolas de vários países do mundo. Todos os anos é trabalhada uma temática ligada à Educação para a Cidadania Global com propostas didáticas apropriadas às diferentes idades. O trabalho é desenvolvido através de uma plataforma digital, que propicia o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre alunos/as.
 
A edição de 2015/2016 oferece propostas para analisar e refletir sobre a construção cultural do género e como esta pode ser, em algumas ocasiões, motivo de desigualdade entre as pessoas.
 
A responsabilidade da proposta é da Intermón Oxfam (Espanha) e conta, desde 2006, com a colaboração do CIDAC (Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral), da Oxfam Itália e da Inizjamed (Malta).
 
As inscrições decorrem até 4 de janeiro de 2016.
 
O Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lança a 7.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!".
 
Esta iniciativa, à semelhança das edições anteriores, consiste na conceção e no desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).
  
Podem concorrer a este concurso todos os alunos e docentes de todos os estabelecimentos de Educação Pré-escolar e o do 1.º Ciclo do Ensino Básico, públicos e privados.
 
A candidatura é feita online, até ao dia 15 de janeiro de 2016, através do preenchimento de um formulário de inscrição.
 
A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro a 31 de março de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário