"“A ideia é criar um modelo de tutoria, para ser depois validado, que seja mais uniforme nas diferentes escolas do país”, disse à agência Lusa Francisco Simões, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, que realizou a sua tese de doutoramento no âmbito do projeto de investigação.
O projeto foi desenvolvido, nos últimos quatro anos, por uma equipa de investigadores daquele estabelecimento do ensino superior.
“A implementação efetiva do professor-tutor nas escolas terá um forte impacto na redução do absentismo e insucesso escolar”, realça uma nota divulgada hoje pela assessoria de imprensa da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Recordando que, na última década, foram publicados diplomas e algumas recomendações do Ministério da Educação nesta área, Francisco Simões disse que ainda “não há uma regulamentação mais fina, mais precisa, quanto às funções e práticas” da figura do professor-tutor nas escolas.
“A implementação de um programa regular de tutoria no sistema de ensino básico português, prestado por professores, terá um forte impacto na redução do absentismo e insucesso escolar”, salienta a nota da UC, citando o estudo.
A pesquisa incluiu o acompanhamento, ao longo do ano letivo de 2010/2011, de 277 alunos do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico, “com percursos educativos irregulares e marcados pelo insucesso, divididos por dois grupos: alunos acompanhados por professores-tutores e alunos de controlo, de um grupo equivalente”."
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