"O Ministério da Educação e Ciência (MEC) vai abrir um concurso para vinculação extraordinária de cerca dois mil professores ainda este ano, anunciou o ministro Nuno Crato, em conferência de imprensa, ao início da tarde desta sexta-feira, em Lisboa. A tutela prepara-se ainda para iniciar negociações com os sindicatos para alterar a lei, possibilitando que os professores, ao sexto ano de contratação com um horário completo possam ingressar nos quadros.
Segundo o ministério, os professores com quem sejam celebrados estes contratos, a partir de 2015, após cinco anos sucessivos com este tipo de contrato terão ingresso nos quadros.
Na continuidade da política de contratação dos professores iniciada o ano passado pelo MEC, será este ano realizado o segundo concurso de vinculação extraordinária dos professores aos quadros. Serão abertas vagas que correspondem a necessidades permanente do sistema, isto é, de médio e longo prazo, avançou Nuno Crato.
Através do concurso serão admitidos nos Quadros de Zona Pedagógica (QZP), os professores mais bem colocados em função da sua experiência e avaliação. No ano seguinte, se for necessário, será realizado novo concurso de vinculação extraordinária, acrescentou o ministro. "O que pretendemos é evitar o que constituem necessidades permanentes do sistema ou, talvez melhor, necessidades estruturais de médio e longo prazo, que sejam resolvidas por contratação precária e indefinidamente repetida." Nuno Crato salientou que tiveram em conta a posição da Comissão Europeia e também do Provedor de Justiça."
Sem comentários:
Enviar um comentário