quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto

João Vieira Pereira
Hoje por João Vieira Pereira
Diretor-Adjunto

 
28 de Janeiro de 2015
 
Em pouco mais de um mês a Apple pagava o défice português
Bom dia,

Começo solidário com os professores que falharam (79%) aquela que é a pergunta mais difícil da Prova de Conhecimentos e Capacidades. Eu também errei. Confesso que apesar de a resposta ser simples a sua formulação parece tirada de um jogo de quebra-cabeças. Teste aqui se é capaz de responder. É sempre uma boa maneira de começar o dia. Hélder Sousa, o presidente do Instituto de Avaliação Educacional, diz ao DN que o "É preciso acabar com a tradição portuguesa de quando não se sabe fazer mais nada vai-se para o ensino".

Quem não teve de resolver um quebra cabeças foi Alexis Tsipras para formar o novo governo grego. Dois dias depois é possível dizer relembrando La Haine, um dos filmes de Mathieu Kassovitz, “jusqu’ici tout va bien”. Com um governo de apenas 10 ministérios, uma imagem moderna onde foi abolida a gravata e até as calças de ganga fazem parte do traje ministerial, a estrela é o novo ministro das Finanças, Yanis Varoufakis. Foi professor nos EUA, tem também nacionalidade australiana e em 2013 foi entrevistado pelo Expresso onde defendia medidas relativamente moderadas para a resolução da crise.

Ainda hoje, quarta-feira, o primeiro conselho de ministros do novo governo deverá aprovar um aumento de 171 euros par a o salário mínimo (de €580 para €751). “jusqu’ici tout va bien.”

Os mercados continuam nervosos, apesar de o ministro das Finanças alemão ter voltado a dizer que não se coloca a questão de um perdão de divida à Grécia. Há relatos de fuga e depósitos da Grécia e os bancos não param de perder valor em bolsa. Para piorar tudo uma das primeiras posições oficiais do novo governo grego foi o de não apoiar uma declaração dos chefes de Estado da União Europeia no sentido de aprofundar as sanções à Rússia no seguimento da situação na Ucrânia. A Alemanha já está preocupada com o crescimento da influência russa no sudeste europeu e nos Balcãs. Aliás, o primeiro diplomata a visitar Alexis Tsipras depois da tomada de posse foi o embaixador russo em Atenas. “Jusqu’ici tout va bien. Mais l'important n’est pas la chute, c’est l’atterrissage”.

A Rússia insiste em dar más notícias ao mundo. Depois de a sua dívida ser considerada lixo pela S&P, aumentam as vozes de protesto sobre a atuação na guerra com a Ucrânia.estratégia da Rússia parece ter mudado numa guerra que já causou mais de 5 mil mortos. Há hoje vários artigos de opinião em jornais de todo o mundo que mostram uma preocupação crescente sobre a escalada do conflito. Destaque para os textos de Ivo Daalder no FT e de Bernard-Henri Lévy e Geoge Soros no The New York Times

OUTRAS NOTÍCIASA Apple bateu de novo todos os recordes. Vendeu 74,5 milhões de iphones nos últimos três meses do ano e atingiu um lucro líquido de 18 mil milhões de dólares, o maior alguma vez registado num trimestre por uma empresa cotada. Este valor (cerca de 15,8 mil milhões de euros) dava para pagar duas vezes o défice orçamental de Portugal em 2014 (7 mil milhões de euros). As vendas de novo iphone foram decisivas para atingir um total de receitas de 74,6 mil milhões de dólares. Pode seguir aqui a evolução de vendas de iphones. (atenção que os trimestres fiscais não são iguais ao trimestres anuais)

Afinal a tempestade de neve que ia gelar Nova Iorque não veio. Nos EUA já se começa a questionar quem fez as previsões meteorológicas. P arece que afinal o erro foi de 100 milhas. Vale a pena contudo rever algumas das fotogalerias e comparar com as de 1888, quando a tempestade foi mesmo verdadeira.

Também em Nova Iorque os moradores, trabalhadores e até lojistas de Times Square estão preocupados com o excesso de pessoas. Hordas de turistas invadiram a praça emblemática tornado a vida quase impossível naquele espaço.  Há pessoas a fugir literalmente de Times Square.

Em Portugal Helder Bataglia foi ontem à CPI afirmar que José Guilherme é, na prática, um excelente empresário. De tal modo que fez uma mais valia de 26 milhões de dólares a comprar e vender< /a> o mesmo imóvel à Escom.

Por cá, em Almada, afinal os médicos que lideram as urgências do hospital Garcia de Orta estão demissionários mas ficam até ver se as promessas de reforço dos serviços vão ser cumpridas. O sete chefes de equipa iniciaram um 
braço de ferro com a administração do hospital que promete durar.

Ontem a revista Exame entregou os prémios Melhores Empresas Para Trabalhar. Um ranking de 100 empresas que é liderado pela Ericsson.

O QUE CONTAM OS NÚMEROSGato escaldo…. Apesar da ligeira recuperação do imobiliário os bancos continuam a apertar nas avaliações dos imóveis.

Em dezembro de 2014 as casas a que a banca atribuía em média mais valor eram as maiores moradias T4 na zona metropolitana de Lisboa: 2012 euros por metro quadrado (m2).

No extremo opostos estão os apartamentos T3 de menor área situados no centro do país: 588 euros o m2.

Se compararmos estas avaliações com os dados de 2011 não houve uma única casa em qualquer região que tenha sido avaliada em média por um valor superior. As casas que mais perderam valor foram os apartamentos T2 na Madeira, menos 438 euros o m2. As que menos perderam, os apartamentos T3 no norte do país.

FRASESEu conheço a minha herança. Não posso mudá-la. É mais eficiente usar o nome e mostrar que a ideia que o mal está no sangue – essas coisas que os Nazis diziam -  é errada” Rainer Hoess, neto de Rudolf Hoess que comandava o campo de concentração de Auschwitz

Criar a Zona Euro foi a segunda pior ideia dos seus membros, acabar com ela é a pior” Martin Wolf, colunista do Financial Times

"Não é apenas o futuro da Ucrânia que está em jogo, mas o da União Europeia também. A perda da Ucrânia será um enorme revés; dará força a uma alternativa russa à União Europeia, baseada na força em vez da lei” Bernard-Henri Lévy e George Soros
O QUE EU ANDO A LER
Robert Shiller foi prémio Nobel da Economia em 2013. Uma das suas obras “Finance and the Good Society”, é uma espécie de ode às Finanças. A tradução em português sob o titulo não muito feliz de “A ética das Finanças” foi publicada pela Bertrand. A obra retrata a história das Finanças e de como apesar de muitos erros cometidos estas contribuíram decisivamente para o bem estar da sociedade como um todo.

No seu livro escreve a certa altura “os que participam da gestão bancária e empresarial adquirem um verdadeiro poder – o poder de fazer com que aconteçam coisas que talvez apenas eles, individualmente, desejem que aconteçam. (…) O poder ilimitado dos que atingem um grande sucesso nos negócios (e os seus herdeiros) é quase desconhecido em todos os percursos de vida”.

Mas se quiser conhecer este mundo recomendo o novo livro da saga Espírito Santo. Da jornalista Sílvia Caneco a obra descreve “As conversas secretas do clã Espírito Santo” mas podia chamar-se um manual de instruções de como não gerir. Entre acusações, traições e esquemas, aquilo que mais é notório é o completo sentimento de impunidade e de como a família Espírito Santo parecia viver num mundo diferente. E basta ler algumas páginas para perceber que a qualidade de gestão era pior do que sofrível. A não perder para quem tem um estômago forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário