sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Henrique Monteiro
Hoje por Henrique Monteiro
Redator Principal

 
30 de Janeiro de 2015
 
A banca vê-se grega... e a Grécia vê-se sem banca
O   BPI perdeu quase meio milhão por dia, 161 milhões no ano passado. Diz que não volta a acontecer, porque se ficou a dever a aspetos conjunturais. Mais: segundo o Diário Económico Ulrich garante ter meios para comprar o Novo Banco. No BES (mau), depois do depoimento de José Honório, descobriu-se que o buraco afinal era maior, 7,6 mil milhões e espera-se que não volte a acontecer. Entretanto, disparando em todas as direções, Ricardo Salgado revelou, em carta ao Parlamento, os seus encontros com lideres políticos a alertá-los para os riscos da  débacle do banco - Cavaco, Passos, Durão, Maria Luís e Paulo Portas estão no rol. Os deputados aproveitam para os  chamar ao Parlamento, à Comissão de Inquérito, embora ninguém espere que daí saiam revelações ou sequer novidades.

Enquanto a nossa banca se vê grega para equilibrar as suas contas, na Grécia os bancos continuam a ver o dinheiro a fugir. Hoje, Alexis Tsipras reunir-se-á com Jeroen Dijsselbloem, o presidente do Eurogrupo (socialista holandês) que estará depois com o ministro das Finanças de Atenas Yanis VaroufakisNão são só os nomes que são difíceis, as negociações não serão menos. Varoufakis quer explicar a Dijsselbloem a ideia da conferência internacional para reestruturar a dívida grega, mas o holandês já disse que não tem mandato nenhum do Eurogrupo para abrir negociações. E nos países do Euro a resistência a qualquer perdão ou reestruturação tem vindo a ganhar adeptos. O último é Madrid que, tendo eleições em breve, teme que uma cedência ao Syriza potencie o Podemos, partido que se apresentou como parceiro da coligação esquerdista grega. De qualquer modo as estimativas apontam para o facto de o Governo grego só ter dinheiro até Julho, mesmo que toda a banca do país colabore. Depois, tem de se haver com os credores. Por tudo isto, Varoufakis vai fazer uma ronda pelas capitais da Europa para explicar o seu plano.

Para mais informações sobre o que se considera o vodoo económico do Syriza (por oposição ao que se chamou vodoo económico de Reagan, por ambos partirem de pensamentos mágicos sobre a economia),  aqui fica um artigo de Gideon Rachman que remete para outras interessantes análises acerca do que se está a passar em Atenas (infelizmente, são em inglês - I'm sorry!).

Por último, a continuação das sanções à Rússia foram aprovadas pela UE, embora muitos dos países considerem que é uma posição ainda demasiado fraca. As reticências gregas foram ultrapassadas, mas nem assim a indignação de países da antiga esfera soviética encontra eco em toda a União. Federica Morgherini, Alta Representante da União para a Política Externa, afirma que o pacote de sanções foi prolongado e que a 9 de Fevereiro novos nomes e entidades podem ser acrescentados à atual lista daqueles que têm os seus bens congelados e a quem são recusados vistos.

OUTRAS NOTÍCIASAs forças jiadistas (ISIS) acabam de lançar um ataque à cidade petrolífera de Kirkurk, nordeste do Iraque, segundo  anuncia a CNN citando fontes curdas.

Um português, açoriano, de 48 anos, foi ontem  detido na ilha Terceira quando se preparava para se juntar ao Estado Islâmico. Uma história cheia de episódios rocambolescos que pode seguir no Expresso Diário, desde ontem às 18 horas disponível ou  através do site do Expresso.

Boas notícias:  o clima de confiança dos consumidores  portugueses não era tão elevado  desde… 2002, há 12 anos, portanto. Os restantes indicadores do INE não são dignos de grande registo –  queda de 0,1% no desemprego e pouca confiança nos serviços. A seguir…

Hoje há debate quinzenal no Parlamento. Para quem tenha tempo livre e goste de ouvir coisas previsíveis é uma manhã que passa a correr. Pode acompanhar no Expresso ou na SIC Notícias em direto. O Governo escolheu a política social para tema, mas o facto de  Ana Gomes ter proposto Maria de Belém para candidata a PR caso Guterres não avance, deve dominar as atenções dos obcecados pela política.

Banco Mundial mandou fazer um relatório… sobre o  Banco Mundial. E descobriu que  os seus funcionários têm um enviesamento estranho:   acham que os pobres são menos inteligentes do que na realidade são . Eis um exemplo: perguntaram a cinco mil dos seus funcionários (dos quais responderam 1850) quantos, dos mais pobres habitantes de Nairobi (Quénia), concordariam com o facto de as vacinas causarem esterilidade. E fizeram a mesma pergunta aos mais pobres de Nairobi. Eis as diferenças: para os funcionários do Banco Mundial 42% dos pobres diriam que sim. Os pobres são mais conhecedores – só 12% concordaram com a afirmação.

A inteligência artificial - e não economistas como Thomas Piketty - é que vai dar cabo do capitalismo. Não sei se será verdade, mas é uma  teoria diferente de tudo o que se viu até hoje.

Um juiz em França utilizou todos os seus poderes para  impedir que um casal pusesse à sua filha o nome Nutella. Porquê?  Porque é o nome de uma conhecida marca de chocolate para barrar o pão. Interessante? Sim, mas um estado mexicano (Sonora) baniu recentemente nomes   como Scrotum, Terminator,  Burgerking ou Robcop. Ele há pais para tudo!

Os psicólogos andam a tentar perceber por que motivo tanta gente gasta tanto tempo a ver na Internet filmes com animais a brincar uns com os outros, nomeadamente quando são de espécies diferentes. Experimente com este vídeo do New York Times. Eu não consegui parar de ver. Consegue? Veja!

FRASESInfelizmente, um perdão explícito da dívida grega causaria mais problemas na Europa do que aqueles que resolveria”.  Gideon Rachman, Financial Times – eis algo que se está a verificar.

" Não é possível, por um lado, exigir que a Europa demonstre solidariedade com o seu próprio país, como faz o sr. Tsipras, e, por outro lado, dividir a posição comum da União Europeia logo no primeiro passo oficial".  Martin Schulz, socialista. presidente do Parlamento Europeu, referindo-se, em Atenas, às dúvidas da Grécia na extensão das sanções à Rússia depois dos ataques de Mariupol. A pressão deu algum resultado...

" Quantas pessoas terão de morrer antes de dizermos 'Je suis Ukrainien'". Linas Linkevicius, ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, interpelando os seus pares europeus, quando tentava uma declaração mais dura contra Moscovo.
 
Resta saber quem descobrirá no futuro político europeu que mais vale ser rico e com saúde do que pobre e doente. Como isto está, é muito provável que ganhe as eleições...”.   Paulo Barradas, Expresso online, uma súmula perfeita dos programas populistas

Palavras como corrupção e escândalo estão em todo o lado nos artigos sobre a FIFA”.  Luís Figo, candidato à FIFA, algo em que tem toda a razão, embora palavras como corrupção e escândalo estejam também em artigos que nada têm a ver com a FIFA e mesmo em alguns que têm a ver com Figo.

O QUE EU ANDO A LERPara perceber melhor o que leva um jovem europeu a tornar-se radical islâmico leia o recentemente editado em português, na Texto Editora,  ‘Radical’. Um livro de  Maajid Nawaz, que viveu a experiência, arrependeu-se e agora conta-a com todos os pormenores. Tony Blair acredita que só quem viveu a experiência poderia escrever algo tão esclarecedor (pode seguir o autor no twitter em @maajidnawaz

Outra boa sugestão é ler  Patrick Modiano, que se lê muito bem. Prémio Nobel da Literatura em 2014, com uma vasta obra, tem vários livros por traduzir em português. No entanto, o  pequeno livro ‘Dora Bruder’ , publicado por cá em 1998, lê-se facilmente e pode constituir uma introdução ao autor.

E, claro, amanhã é dia de Expresso semanal onde vários temas aprofundados, como uma reportagem no Líbano de Clara Ferreira Alves ou a história do novo primeiro-ministro grego lhe darão momentos interessantes e informativos de leitura. Mas, antes disso, esta tarde, às 18h, chega, como sempre, o Expresso Diário com novas e atulizadas notícias do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário