terça-feira, 16 de abril de 2019

divulgando... ideias, empreendedorismo, tecnologias e pequenas empresas

Startups

Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
casal_britanicos.jpg
Catarina e Roger How conheceram-se quando tinham 18 anos. E 18 anos depois continuam juntos. Os dois estudantes da Universidade de Bristol, no Reino Unido, deram lugar aos dois empreendedores de 36 e 35 anos que conheci recentemente na Second Home, no Cais do Sodré. Dois filhos, uma loja online, um espaço de cowork, uma Web Summit e uma agência de branding depois, Cat e Rog — como se tratam — não tiveram dúvidas: queriam fazer parte “disto” que estava a acontecer em Lisboa — das “coisas excitantes”, da Web Summit e da internacionalização dos negócios.
O Brexit “atirou-os borda fora”, contam, e em sete semanas mudaram-se para Portugal. Agora, é na “casa dos refugiados do Brexit” (a incubadora Second Home) que desenvolvem a Polleni e o projeto dentro da Polleni com o qual querem ajudar as startups a construírem e a ativarem a sua marca, o Startabrand. O casal de criativos ingleses que o Brexit “empurrou” para Lisboa e que a Web Summit apanhou são o reflexo do que Portugal já tem, mas também do que ainda lhe falta ter: uma economia local capaz de acompanhar os preços e as exigências praticadas lá fora, como explicou Roger. E é por isso que apesar das “dores” não se arrependem.
Quem também deve andar a sofrer com algumas dores é a Uber, que na semana passada entregou a documentação necessária para avançar com o processo de admissão em bolsa e teve de admitir que ninguém vai esquecer as inúmeras polémicas que fazem a história da empresa. Mas como entre a dor e o amor prefiro o segundo (e desconfio que vocês também), deixem-me terminar este email assim:
— Com uma canção de amor fresquinha: esta.

— E com a sabedoria de António Prata: “E se existe essa centelha quase palpável, essa esperança intensa a que chamamos de amor, então não há nada mais sensato a fazer do que soltarmos as mãos dos trapézios, perdermos a frágil segurança de nossas solidões e nos enlaçarmos no ar. Talvez nos esborrachemos. Talvez saiamos voando. Não temos como saber se vai dar certo — o verdadeiro encontro só se dá se tirarmos os pés do chão –, mas a vida não tem nenhum sentido se não for para dar o salto.”

Muitos saltos e até terça :)

PITCH

Fotografia Investimento

Sword capta investimento de 7 milhões de euros

Investimento conseguido pela startup portuguesa que criou o primeiro terapeuta digital vai servir para expansão nos Estados Unidos e desenvolver a engenharia do produto.
Fotografia Startups

LACS Anjos abre com espaço para 750 criadores

O novo espaço no remodelado Tribunal do Trabalho é resultado de um investimento de 1,2 milhões de euros. Até ao fim do ano, cluster criativo quer atingir 5 mil membros.
Fotografia Transportes

Almada passa a ter trotinetes elétricas da Flash

Para já, a empresa apenas tem trotinetes disponíveis na Costa da Caparica, a tempo do Surf Fest, que se realiza entre 11 e 20 de abril. Há 11 pontos de estacionamento e mais de 100 trotinetes.
Fotografia Transportes

Lime vai ter bicicletas para levar trotinetes

A empresa vai ter duas bicicletas com carrinha atrás para transportar várias trotinetes em simultâneo e conseguir estacioná-las nos locais adequados de Lisboa. Veículos vão circular durante 24h.
Fotografia Inovação

Húmus com sabor a fumeiro e outras inovações

O concurso que reúne algum dos projetos mais revolucionários no setor agro-alimentar já está a decorrer e 10 candidatos competem por representar Portugal na versão internacional do concurso.
Fotografia Redes Sociais

Redes sociais causam solidão, diz estudo

Um estudo do ISPA revelou que, mesmo com uma boa rede familiar e social, as pessoas podem sentir-se sozinhas se usarem excessivamente as redes sociais.
Fotografia Alojamento Local

GuestReady compra startup concorrente francesa

Empresa de gestão de alojamento local já tinha comprado a Oporto City Flats e a Easy Rental Services. Postos de trabalho na BnbLord vão ser mantidos e fundadores integram gestão da GuestReady.
Fotografia Trabalho

Emprego em tecnologia pode valer até 95 mil euros

A Landing.Jobs analisou mil ofertas durante 2018 e a proposta mais alta no sector de tecnologia em Portugal foi de 95 mil euros brutos ano. Diretor de Tecnologia é o cargo com maior salário.
Fotografia Facebook

20 milhões de euros na segurança de Zuckerberg

O presidente executivo e fundador do Facebook gastou cerca de 20 milhões de euros na sua segurança e da sua família. 2,3 milhões de euros foram utilizados para uso de um avião privado.
Fotografia Ações

Polémicas da Uber são um risco à entrada em bolsa

A Uber vai dispersar um décimo do seu capital em bolsa, mas a cultura da empresa, as condições de trabalho dos motoristas e a reputação nas redes sociais estão entre os riscos assumidos pela empresa.
Fotografia Uber

Uber acelera para a bolsa a valer 100 mil milhões

A Uber Technologies confirmou, finalmente, os planos de dispersar parte do capital na bolsa de Nova Iorque, prevendo-se que venda ações no valor de 10 mil milhões de dólares.

Tive uma ideia

Fotografia Startups

O casal de criativos que o Brexit trouxe a Lisboa

Depois de dois negócios em conjunto em Bristol, Catarina e Roger How mudaram-se para Lisboa para ajudar startups a criar a sua marca. O Brexit "empurrou-os", mas foi a Web Summit que os apanhou.

Opinião

ines-santos-silva_467x467_acf_cropped-200x200.jpeg
Um estudo do FMI descobriu que substituir apenas um homem por uma mulher no conselho de administração de uma empresa pode levar a aumento de 3% a 8% em rentabilidade.

Radar Global

Mais sobre startups



via mensagem do observador...

Sem comentários:

Enviar um comentário