segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

uma má (?) notícia... número de professores no ensino superior desce pelo segundo ano consecutivo... no público...!

"O número de professores que dão aulas em instituições de ensino superior da rede pública está em queda há dois anos.

A redução regista-se apenas nos institutos politécnicos, ao passo que nas universidades o número de docentes tem aumentado — mas há cada vez menos trabalho a tempo inteiro. Os dados oficiais mostram um corpo docente envelhecido, situação que os responsáveis do sector e os sindicatos dizem começar a ser insustentável. A breve prazo, será preciso rejuvenescer os quadros de pessoal.

No último ano lectivo havia 25.523 professores no ensino superior público, menos 326 do que um ano antes. Mas em 2011/2012 já se tinha verificado uma quebra. Por isso, os quadros das instituições públicas têm hoje cerca de menos mil docentes do que há dois anos. De acordo com relatório preliminar do Registo Biográfico dos Docentes do Ensino Superior (Rebides) relativo a 2012/2013, a redução no número de professores foi feita à custa do ensino politécnico. Mesmo tendo deixado sair muitos dos seus docentes, as universidades ainda têm tido margem para compensar as perdas, fazendo crescer o quadro de pessoal: os 15.560 professores registados são mais 750 que em 2009/2010.

Ao mesmo tempo, o rácio de estudantes por docente aumentou de 10,5 para 12,2 nos últimos seis anos. Apesar da diminuição das entradas de alunos no primeiro ano do ensino superior público dos últimos dois anos, universidades e politécnicos têm hoje mais 41 mil estudantes do que em 2005/2006, o que faz com que o rácio de estudantes por docente tenha subido de 10,5 para 12,2. Os dados mostram também que há menos alunos para cada docente no sector politécnico (11,4) do que no universitário (12,7)."

para ler o resto da notícia... siga a ligação abaixo...


Sem comentários:

Enviar um comentário