quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

informações [educação]... fcg e conferência internacional de educação, ccb e actividades... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) - Que lugares para a Educação? A dimensão educativa das instituições culturais
A Fundação Calouste Gulbenkian organiza uma Conferência Internacional “Que lugares para a Educação? A dimensão educativa das instituições culturais”, no próximo dia 16 de dezembro de 2014.
Esta Conferência Internacional pretende refletir sobre o papel das instituições culturais no atual contexto social e político e, concretamente, na formação de cidadãos ativos, críticos, envolvidos, exigentes.
A Conferência acontece no âmbito do processo de reflexão interna da Fundação Calouste Gulbenkian em relação ao seu próprio papel na área da educação não formal.
As questões que se procura debater são aquelas com que grande parte das instituições culturais atualmente se debatem. A sua equação é complexa e múltipla, ou seja, as respostas implicam escolhas e a definição de prioridades em função do contexto territorial e do enquadramento nas políticas globais de cada instituição.


Centro Cultural de Belém - O Serviço Educativo da Garagem Sul
O Serviço Educativo da Garagem Sul - Exposições de arquitetura - tem o desígnio essencial de trabalhar sobre a importância que a arquitetura assume na nossa sociedade, na criação e requalificação do espaço em que vivemos.
Assim, promover a aquisição de uma consciência crítica sobre a arquitetura e a cidade, abordar a atividade do arquiteto ou a complexidade de um projeto, através dos exercícios práticos e didácticos adaptados a cada nível de ensino, constituem aspetos essenciais deste Serviço Educativo, destinado a todos os públicos e com um enfoque especial no escolar.

Oficina-Fim de Semana
Estas oficinas, que decorrem no primeiro Domingo de cada mês, propõem por meio de atividades didácticas e lúdicas uma primeira aproximação ao universo da arquitetura.

Como seriam as nossas cidades se...?
E se os homens voassem, ou o mundo estivesse coberto por água e se fôssemos viver para Marte, como seriam as nossas cidades? A partir destes e outros pressupostos os participantes vão imaginar e criar ilustrações das cidades destes mundos alternativos.

As cidades invisíveis
A partir do livro “As cidades invisíveis” de Ítalo Calvino, esta oficina embarca com os participantes numa viagem às cidades imaginárias. Com recurso a diversos materiais plásticos, os participantes recriarão as cidades do livro e em conjunto criarão uma nova cidade, onde não haverá limites à imaginação.

Projetar . Construir . Habitar
Projetar-Construir-Habitar é uma iniciativa criativa para crianças focada no desenvolvimento de métodos de conceção espacial. Nesta oficina serão abordados conceitos como forma, função, programa, escala e desenvolvidos métodos de representação, construção e trabalho em grupo. Uma sala irá tornar-se numa casa, projetada, construída e habitada pelos participantes.

Banco
Oficina de construção de bancos com madeira reciclada. Os formadores fornecem a madeira e ensinam cada participante a construir e pintar o seu próprio banco. No final podem levar consigo o banco que construíram.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário