quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

o princípio de pareto... aplicado na educação...?

"O Principio de Pareto afirma que "apenas 20% daquilo que você faz é responsável por 80% dos seus resultados".
Essa frase parece apenas um pensamento vago. Não é. Para onde você olhar, notará que este princípio funciona de modo inequívoco. Claro que há uma pequena variação estatística (que flutua entre 14 até 24%), mas na média ponderada, a estatística é clara: 20% de qualquer coisa provocam 80% dos resultados dessa coisa, seja o que for.
Em outras palavras, 20% dos alunos de uma sala de aula, são responsáveis por 80% da bagunça e do caos, enfrentado pelos professores. Controle os 20% e você controlará a sala de aula."


se eu 'der atenção' àqueles 20% que 'descontrolam' uma aula estou [previsivelmente] a controlar o 'ambiente' mas tenho como resultado [expectável] o nivelamento [por baixo] dos rendimento e sucesso [educativo] e escolar dos alunos... não será...?

mas se eu 'der' atenção aos 20% de maior 'rendimento' vou obter [expectavelmente] melhores resultados globais mas não estou a garantir sucesso educativo... não será...?

estamos perante uma pescadinha de rabo na boca...! questões paradigmáticas de dilemas profundos...

para saber mais sobre o princípio de pareto... aqui e aqui.

exemplo de uma diagrama de pareto:


Sem comentários:

Enviar um comentário