A
investigação pedagógica indica muito claramente que, quando
confrontados com comportamentos perturbadores dos alunos –
indisciplinados ou violentos –, a tendência dos professores, mesmo que
sejam competentes e responsáveis (e, sobretudo, se o forem), é omitirem
isso mesmo junto dos seus pares e da escola.
.
As razões são diversas (sentimento de incapacidade para controlar sujeitos que seria de esperar que controlassem e sem esforço; receio, fundamentado ou não, dos juízos de colegas; preocupações com a imagem junto da direcção; apreensão com a avaliação do seu desempenho; etc.) e, em geral, conjugam-se para darem forma a circunstânciasa diversas para os professores e para os alunos: nem uns conseguem ensinar, nem outros conseguem aprender.
.
As razões são diversas (sentimento de incapacidade para controlar sujeitos que seria de esperar que controlassem e sem esforço; receio, fundamentado ou não, dos juízos de colegas; preocupações com a imagem junto da direcção; apreensão com a avaliação do seu desempenho; etc.) e, em geral, conjugam-se para darem forma a circunstânciasa diversas para os professores e para os alunos: nem uns conseguem ensinar, nem outros conseguem aprender.
aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário