segunda-feira, 31 de março de 2014

é sempre bom irmos estando a par destas 'novidades'... 'no reino unido vai ser legal produzir cópias de conteúdos para consumo privado'... no tek...!

"A partir de junho os britânicos vão poder fazer cópias de CD, DVD e livros eletrónicos que os próprios tenham adquirido. Mas apenas para transferência de formato ou como forma de backup. 

A lei dos direitos de autor do Reino Unido vai sofrer uma alteração e a 1 de junho vai permitir que os utilizadores possam fazer uma cópia privada de conteúdos digitais que tenham adquirido. Mas apenas para consumo próprio, isto é, continua a ser ilegal fazer uma cópia de um CD e fornecer essa mesma cópia a um familiar ou amigo.

A alteração legislativa tem como objetivo descriminalizar a transferência de conteúdos entre dispositivos, algo que atualmente é muito comum. Um britânico que tivesse comprado um CD não podia converter as músicas em formato MP3 para usar no smartphone. Dentro de pouco tempo já o vai poder fazer.

Outra questão muito popular está relacionada com os livros digitais. Visto que nem todas as empresas usam o mesmo formato de ebook, um livro comprado na Amazon não seria compatível com o e-reader da Nook. A partir de agora fazer a conversão do ficheiro para outro formato também já vai ser legal, explica a Wired.

A nova legislação também prevê que caso os utilizadores tenham dificuldade em extrair os conteúdos por causa dos chamados Digital Rights Management (DRM), estes podem ser requeridos junto ao equivalente à secretaria de Estado da Cultura britânica.

Mas a nova lei obriga a que os britânicos tenham em conta algumas condicionantes. Por exemplo, se o utilizador extrair um filme de um DVD para ter um backup do mesmo, e se no futuro decidir dar o DVD a alguém, terá que apagar o backup ou estará a cometer crime.

Em Portugal a lei 50/2004 introduziu alterações ao Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos. No artigo 75 desse código estão listadas todas as exceções que existem relativamente aos direitos de autor. No artigo 221 é ainda feita referência às limitações do DRM
."

Sem comentários:

Enviar um comentário