segunda-feira, 11 de agosto de 2014

informações [educação]... engenharia dos materiais e cidadela de cascais... no boletim do cirep...!

Informações Gerais

3.º concurso 2014 da M-ERA.NET 

A M-ERA.NET é uma rede europeia de organizações de financiamento públicas e de programas de financiamento em ciência e engenharia dos materiais, para o benefício da indústria europeia e da sociedade. A rede integra 25 países europeus e 36 organizações de financiamento. Entre Fevereiro 2012 e Janeiro 2016, o objetivo é apoiar a exploração do conhecimento ao longo de toda a cadeia de inovação, desde a investigação fundamental à investigação aplicada e inovação.

No âmbito desta rede, abriu a 6 de Junho 2014 o 3.º concurso 2014 em Ciência e Engenharia dos Materiais, incluindo Nanotecnologias e Tecnologias de Produção e Processos. São apoiadas as seguintes áreas temáticas:
  • Engenharia dos materiais computacional integrada;
  • Novos revestimentos e superfícies;
  • Tecnologia de compósito;
  • Materiais para tecnologias energéticas com baixas emissões de carbono a preço acessível e sustentáveis;
  • Materiais para a saúde;
  • Materiais funcionais com foco em sensores.


Visitas ao Palácio da Cidadela de Cascais

A história do Palácio da Cidadela de Cascais cruza-se com a dos chefes de Estado de Portugal, da Monarquia à República.

Utilizado como residência de veraneio da Casa Real a partir de 1870, o Palácio da Cidadela de Cascais ficou afeto à Presidência da República após a mudança de regime, em 1910. Habitado por vários Presidentes da República Portuguesa – de Manuel de Arriaga a Bernardino Machado, na I República, ou Óscar Carmona, que aí fixou residência oficial, durante o Estado Novo – o Palácio passou por um longo período de incerteza e de quase abandono.

Em 2004, o Museu da Presidência da República iniciou um estudo aprofundado sobre o Palácio da Cidadela de Cascais que permitiu reconstituir a sua memória histórica, na sua dimensão construtiva, artística, iconográfica e vivencial.


nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário