"NOVOS CALENDÁRIOS DAS PROVAS FINAIS DOS TRÊS CICLOS DO ENSINO BÁSICO
Tendo em conta as alterações recentemente introduzidas nas
regras de avaliação e certificação dos alunos que frequentam o
Ensino Básico, designadamente a realização das provas finais do 9.º
ano de escolaridade em duas fases, o Ministério da Educação e
Ciência procedeu a um ajustamento do calendário das provas e da
afixação de resultados do 3.º ciclo.
A partir do atual ano letivo, todas as provas finais dos 1.º,
2.º e 3.º ciclos passam a realizar-se em duas fases, sendo que em
relação aos 4.º e 6.º anos de escolaridade a segunda fase é
antecedida de um período de acompanhamento extraordinário, tendo em
vista a superação das dificuldades detetadas.
Em relação aos alunos do 9.º ano, as escolas poderão, no âmbito
da sua autonomia, oferecer um apoio suplementar se assim o
entenderem, mas, devido às diferenças entre os ciclos, nomeadamente
na idade e maturidade dos alunos, não está prevista a
obrigatoriedade de serem organizadas de forma sistemática
atividades letivas como acontece nos outros ciclos. Pretende-se
proporcionar a alguns alunos uma nova oportunidade para recuperarem
os resultados da sua aprendizagem, através de um período de estudo
entre a realização da 1.ª e da 2.ª fase.
As provas finais do 3.º ciclo do ensino básico passam assim a
ter o calendário que segue em baixo. As datas relativas à primeira
fase correspondem às datas da anterior 1.ª chamada, mantendo-se
também a afixação dos resultados no dia 09 de julho. Quanto à
segunda fase, as pautas são afixadas a 4 de agosto.
Horas | 1.ª fase | 2.ª fase | ||||
9h30 | segunda-feira 15 de junho |
quarta-feira 17 de junho |
sexta-feira 19 de junho |
quinta-feira 16 de julho |
sexta-feira 17 de julho |
segunda-feira 20 de julho |
Português (91) | PLNM (93) (94) | Matemática (92) | Português (91) | PLNM (93) (94) | Matemática (92) |
O Ministério da Educação e Ciência continua, assim, a apostar na
capacidade de cada escola para tomar, no âmbito da sua autonomia,
as opções que melhor se adaptem às características dos seus alunos
e que essas, conjugadas com processos rigorosos de avaliação e com
um acompanhamento regular e atempado dos alunos, vão continuar a
elevar a qualidade do que se ensina e do que se aprende nas
escolas.
O despacho que procede à alteração do calendário das provas
finais do 3.º ciclo aguarda publicação em Diário da República."
aqui.
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