Tanto trabalho e tanta demora para este serviço atamancado….
Esperava-se que, agora que as notas
informativas tem nome assinado, começassem a fazer mais sentido. A Senhora DGAE
soava confusa e baralhada mas o Senhor Subdiretor não produz melhor impressão.
Chegados aqui tem de se concluir que
o problema não é outro senão falta de pensamento e reforçar a impressão do dito
popular de que o que torto nasce nunca se endireita….
O menu da nota….
A nota dirige-se a 3 grupos:
Candidatos que concorreram a mais do que um grupo de recrutamento, Candidatos
que responderam ao subcritério “Anos
letivos na lecionação da disciplina de Geometria Descritiva A”. E depois o
grupo “Todos”. Uma espécie de diversos
que mostra como se tenta disfarçar com este biombo que o problema é tudo
e não só uma parte pequenina…. Embora ao centrar a nota nas respostas dos
candidatos se deixe o maior problema de fora: as perguntas a que responderão e
os raciocínios toscos de muitos subcritérios.
Só esta ordenação de âmbitos, contida
na nota, já evidencia como falta pensamento às operações de correção da BCE que,
na verdade, não são nada de correção mas tão só de lançamento de nuvem de fumo
ou, diria o povo, limpeza das mãos à parede….
Diz a nota que “alguns
(!?) subcritérios da avaliação curricular não se apresentavam distinguidos na
plataforma relativamente aos diferentes grupos de recrutamento, importando clarificar a situação.
Assim,
informam-se os candidatos opositores a mais do que um grupo de recrutamento que
tenham respondido a pelo menos um dos subcritérios que a seguir se identificam
que deverão precisar as suas respostas, associando os subcritérios que se
seguem aos grupos de recrutamento a que foram opositores.”
O Senhor Subdiretor Geral está muito preocupado com a
clarificação da situação, que afinal criou, e com o facto de deverem os
candidatos precisar as respostas. Curiosamente, se se preocupa com a
clarificação das respostas, não o preocupa a clarificação das perguntas.
Aliás, o facto mais saliente dos milhares de páginas
que publicou com os subcritérios é a falta de publicação das respostas
possíveis aos subcritérios (a maioria com lista fechada), mesmo aqueles que, escritos num português
macarrónico, não são claros ou precisos, como deve ser a formulação prévia de
um concurso público para garantir igualdade dos candidatos.
E a clarificação da nota informativa ?
E nem precisava de ir muito longe para perceber este
problema que escamoteia. Nos subcritérios que lista aos candidatos para
clarificar exemplificam-se alguns dos problemas.
Por exemplo, que sentido faz ter um critério que diz
apenas “Níveis lecionados”.
Qual é o conceito legal e inequívoco de Níveis? Mesmo
que se descubra o que quer dizer nível nesta expressão, lecionados
quando? Lecionar um dia vale quanto? E lecionar 4 anos? E como se gradua ou
distribui a pontuação do subcritério, entre as múltiplas variações
combinatórias dos ditos “níveis”, se
se descobrir o que são?
Operações legais implicam definições legais.
O Senhor Subdiretor Geral com certeza foi consultado
sobre a solução a dar a esta trapalhada toda. Se tivesse de explicar o que era
o critério “graduação profissional”
não precisava de puxar muito pela cabeça nem de inventar conceitos.
Mesmo quem não perceba nada disto descobre: há uma
lei, muito bem escrita (porque a definição é bem idosa) que estipula
inequivocamente e, para todos os que usam e escrevem o conceito, o que é.
Níveis
não se sabe o que seja. Posso palpitar mas não conheço definição legal. E como
isto vai gerar uma relação jurídica (como diria o nosso primeiro) convinha que os conceitos fossem sólidos."
de luís sottomaior braga...
para ler o resto da entrada... aqui.
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