terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ah [só mesmo indo à fonte]... 'é possível anular origem socioeconómica dos alunos nos resultados escolares'... no sol...!

"Os alunos cujos pais têm empregos mais qualificados têm melhores resultados a matemática, mas existem países que já conseguiram esbater diferenças graças ao sistema de ensino, revela um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE).

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2012, realizado por cerca de 510 mil estudantes de 15 anos, foram divulgados em dezembro do ano passado. Hoje, a OCDE apresenta um estudo, baseado naqueles dados, que pretende perceber a relação entre o desempenho dos alunos e a ocupação dos pais.

O estudo diz que as famílias com mais formação e empregos mais qualificados têm, normalmente, filhos com melhores resultados, mas existem países onde essas diferenças são esbatidas, porque os sistemas escolares conseguem fornecer educação de qualidade para todos os alunos, independentemente do que os seus pais fazem para ganhar a vida.

Segundo o estudo, a Finlândia e o Japão são dois exemplos de países onde os níveis de desempenho elevados são alcançados porque são garantidas a mesma educação e estímulo a todas as crianças, independentemente do emprego dos pais.

O estudo relevou ainda que também existem diferenças geográficas: "Por exemplo, quando se trata do desempenho em matemática, as crianças de filhos que trabalham nas limpezas em Xangai e Singapura superam os filhos de profissionais nos Estados Unidos, assim como os filhos de profissionais na Alemanha superam os filhos de profissionais na Finlândia", lê-se no documento que analisa o PISA.

Para perceber a importância da formação dos pais no desempenho dos alunos, o PISA21012 analisou a ocupação das famílias dos alunos que participaram nos testes internacionais.

Através de uma classificação internacional, que juntou empregos e tarefas semelhantes, o estudo considerou os gestores como os profissionais mais altamente classificados. No final dessa tabela surgem os operadores e trabalhadores que operam máquinas assim como outros trabalhadores que têm "ocupações elementares".

No Pisa 2012, os alunos portugueses continuavam abaixo da média nas áreas de leitura, matemática e ciências, mas eram apontados pelos técnicos da OCDE como tendo sido os estudantes que registaram mais melhorias na performance desde 2003.

Nas três áreas, Portugal mantém-se abaixo da média dos países, apesar de estar próximo deste valor a Matemática, disciplina em que os alunos obtiveram 487 pontos (a média geral foi 494).


Na avaliação dos conhecimentos de leitura, os portugueses conseguiram um resultado médio de 488 (a média geral foi de 496) e a ciências, os alunos obtiveram 489 pontos (a média geral foi 501)."


É possível anular origem socioeconómica dos alunos nos resultados escolares - Sociedade - Sol

o melhor é ter acesso ao dito estudo para [ler e] perceber melhor esta coisa...

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