sábado, 22 de fevereiro de 2014

rescisões 'amigáveis'... das perguntas frequentes...!



um pdf de leitura obrigatória... aqui

e ficam algumas perguntas...

1.ADSE - “Quem vai rescindir vai continuar abrangido pela ADSE?” O docente mantém o direito à ADSE? Em que condições?

Sim, o docente pode manter o direito à manutenção da inscrição na ADSE, nos termos previstos no Decreto-Lei nº 161/2013, de 22 de novembro. Do referido diploma resulta que a manutenção da inscrição está dependente do pagamento do mesmo montante que qualquer trabalhador em funções públicas, tendo por referência a remuneração auferida no mês anterior à data de cessação de funções.

2.Docente que exerceu funções como operador de sistemas na Função Pública, antes de ingressar na carreira docente, o tempo é relevante para o cálculo da compensação?

Considera-se tempo de serviço relevante, todos os anos e dias de serviço no exercício de funções públicas, com exceção do tempo que já tenha sido objeto de compensação por cessação do contrato de trabalho a termo (FAQ 2,7).

3.Docente do GR 340, provido no QZP, requisitado como formador no Serviço de Formação Profissional (IEFP) até 31 de agosto de 2014, o tempo é contabilizado até àquela data?

Sim.

4.No caso dos docentes em geral, entre os 50 e 59 anos, que têm direito a 1 mês de remuneração base, por cada ano de serviço, à compensação não se aplica taxa de IRS?




O docente que rescindir o contrato de trabalho, apenas terá que pagar IRS sobre o valor da diferença entre a compensação recebida e a compensação que receberia caso a regra a aplicar fosse de 1 salário (remuneração base mais suplementos regulares) por cada ano de antiguidade. Para mais informações, consultar a alínea e) do n.º 3 e n.ºs 4 a 7 do artigo 2.º do Código do IRS (FAQ 7.1).

Sem comentários:

Enviar um comentário