terça-feira, 5 de agosto de 2014

[ainda ?] a 'pacc'... vejamos o que as 'luminárias' dizem... às tantas com [muita ?] razão [mas enquadrando noutro contexto]...!


no expresso diário...


"Resultados da prova de avaliação para docentes contratados foram conhecidos ontem. Chumbaram 15% dos 10.200 que a realizaram. No exercício de escrita, um terço deu três ou mais erros ortográficos

TEXTO JOÃO MIGUEL SALVADOR e ISABEL LEIRIA

Sem se conhecer em detalhe em que tipo de exercícios se saíram melhor ou pior os 10.200 candidatos à docência que estrearam a prova de avaliação de conhecimentos para professores contratados, há uma fragilidade que ficou desde já à vista. Escrever um texto sem erros, ainda que relativamente pequeno (entre 250 a 350 palavras), não é fácil para um número significativo de professores.

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“Os resultados não me surpreendem nada. O que não quer dizer que não me deixem triste. Mas já estava à espera. Vejo alguns manuais escolares com erros; leio textos na imprensa com erros; e vejo por alguns estudantes que passam na minha licenciatura de Jornalismo e que têm dificuldades na escrita”, comenta Ana Teresa Peixinho, professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Conhecedora da realidade dos jovens que chegam ao ensino superior (os candidatos que tiveram de fazer a prova podem não ser recém-licenciados, mas têm todos menos de cinco anos de serviço), Ana Teresa Peixinho critica o nível de preparação com que chegam à universidade e interroga-se como é que alguns dos estudantes conseguem ingressar com médias elevadas, ter boas notas no exame de Português do 12º e apresentar depois tantas dificuldades na construção de um texto. 

“Não estou a falar só de erros ortográficos, que são graves, ou da utilização de siglas e abreviaturas. Estou a falar de uma incapacidade cada vez maior de construir um texto. Os jovens habituaram-se a escrever em registo de SMS, Twitter ou Facebook, em que usar 30 palavras já é muito. Uma pergunta que exige uma resposta mais desenvolvida muitas vezes é dada em três parágrafos, quando há parágrafos. E têm depois dificuldade em apresentar e aprofundar um pensamento por escrito. Há uma grande superficialidade nos textos. Outro problema grave é a pobreza lexical e o domínio do vocabulário”, aponta ainda."


aqui.

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