sexta-feira, 31 de julho de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Miguel Cadete
Por Miguel Cadete
Diretor-Adjunto
 
31 de Julho de 2015
 

FÉRIAS! Entre a campanha eleitoral e a silly season 


Trata-se de ciência certa: amanhã será 1 de agosto e meio mundo vai de férias. Muitos partem para sul e, nesse caso, vale a pena saber os truques para evitar as estradas congestionadas na grande migração rumo ao Reino dos Algarves. Rui Cardoso, editor da secção Internacional, é rapaz batido em estradas de terra batida e sugere alternativas que podem evitar dissabores e um mau começo que ninguém deseja. O caríssimo leitor do Expresso Diário dispõe aqui de um incontornável guia carregado de conselhos e rotas alternativas que enunciam as melhores escapatórias. Afinal, o que são as férias senão uma esforçada tentativa de evasão?

De resto, o país divide-se entre uma campanha (eleitoral) alegre e a silly season. Nada de grave. Os números de desemprego continuam a ser o campo de batalha predileto e voltam a chegar às capas dos jornais. O “Jornal de Notícias” traz em manchete que foram “destruídos 210 mil empregos em quatro anos”, sublinhando que o desemprego jovem aumentou 31,6% na atual legislatura. É uma maneira de ver as coisas.

Já o “Jornal de Negócios” adianta que o valor da taxa de desemprego em junho, ontem anunciado pelo Instituto Nacional de Estatística, é de 12,4%, sendo o mais baixo de sempre desde 2011. Na mesma altura foi também revista, em baixa, a taxa para o mês de maio. Foi a maior revisão de sempre, e o INE declarou que, afinal, o desemprego não era de 13,2%, retirando-lhe 0,8%.

Torna-se pois claro que já estamos em campanha eleitoral, apesar de, em rigor, ela só ter início a 19 de setembro. Começam a conhecer-se as listas de candidatos a representar o povo na Assembleia da República durante a próxima legislatura e é nesse sentido que o Expresso construiu uma infografia onde se mostra, um a um, quem são os cabeças de lista em cada círculo. E porque o país não é só Lisboa (nem o Algarve, caro leitor!), onde se pode escolher entre Passos Coelho, António Costa, Jerónimo de Sousa, Mariana Mortágua e Rui Tavares, vale muito a pena saber quem são os outros concorrentes a morar na Casa da Democracia durante os próximos quatro anos (na melhor das hipóteses).

Depois da Segurança Social, em que se discute o plafonamento e/ou a sua privatização, é a banca que está a animar o debate. Não só porque a venda do Novo Banco se atrasou, podendo os interessados entregar as suas propostas até 7 de agosto, mas, sobretudo, porque as recentes declarações do primeiro-ministro levam o PS a suspeitar de que o Governo pretende privatizar a Caixa Geral de Depósitos. Um “velho sonho” que estaria novamente em curso, depois de o PM ter demonstrado misteriosa "preocupação" com o banco do Estado. Ainda ontem, foram revelados os resultados do 1º semestre deste ano: caso não seja tomada em conta a receita extra da seguradora Fidelidade, os lucros caíram 57,2%.

Para terminar as notícias respeitantes ao país, chamo a atenção para o trabalho de Rui Tentúgal, ontem publicado aqui: Portugal será o terceiro país com a população mais envelhecida em 2030. Uma autêntica tragédia: os portugueses terão nesse tempo uma média de idade de 50,2 anos, só ultrapassados pelos italianos e japoneses. A Índia, também se sabe, terá 1400 milhões de habitantes por esses dias, mais do que a China que hoje ocupa o primeiro lugar.

FUNGAGÁ DA BICHARADA
Há dois cães, vadios ao que parece, que andam a atacar os incautos que gozam férias em Quarteira. O “Público” avisa que o primeiro ataque dos canídeos, que ainda serão da família dos Pitbull, terá acontecido quando uma rapariga filmava o namorado a mergulhar. O cão rasgou-lhe as cuecas. Já o segundo assalto, também na Praia do Vidal, ocorreu quando uma criança foi atacada, 150 metros mais adiante. Um homem nos seus 57 anos procurou defendê-la e saiu da contenda com um músculo da perna rasgado. O acesso dos animais às praias está vedado por lei mas estes não a respeitam.

Dentista que matou leão pede desculpa. Walter Palmer, o dentista norte-americano que durante uma caçada matou o leão Cecil já se mostrou arrependido e declarou não ter conhecimento do carisma do animal, nem da popularidade que gozava junto da população. O dentista do Minnesota foi apanhado pela silly season depois de ter pago 50 mil dólares para participar numa caçada em que abateu o leão, de 13 anos, mais querido do Zimbabué. Palmer já havia sido condenado, em 2008, por ter assassinado um urso no Wisconsin.

Surfista Mick Fanning regressou ao mar e voltou a ser atacado por um tubarão. Onze dias depois de ter sido atacado por um tubarão, em direto na TV, quando participava numa etapa do campeonato do mundo na África do Sul, Mick Fanning regressou ao mar. Desta vez na Austrália, em Tweed Coast, onde as equipas de reportagem seguiam não só o campeão mas também a sua mãe, obviamente ansiosa. Foi sol de pouca dura, Fanning disse ter avistado uma barbatana e pisgou-se rapidamente da água.

MAIS SILLY SEASON
Jorge Mendes, o maior empresário de futebol do mundo, vai casar e reservou os Jardins de Serralves para o efeito. A notícia está na capa do “Correio da Manhã” que adianta os pormenores: na capela “só há 300 lugares sentados para 400 convidados”. Ainda mais surpreendente: “a decoração será com flores”. Ontem, no Expresso Diário, Valdemar Cruz discorria abundantemente sobre o tema, debatendo a pertinência da escolha da Fundação para o casório. Mendes terá alugado o espaço por cerca de cem mil euros.

Os emojis não são só conversa. Na verdade são muito mais do que isso. Quem quiser parecer sério pode dizer que esta é uma muito recente tendência que marca o regresso ao tempo dos hieróglifos, mas a verdade é que a linguagem dos bonequinhos é mais uma forma de vastas camadas da população – neste caso os mais jovens – codificarem as suas mensagens no espaço público. Vai de férias? Tente escrever as suas mensagens recorrendo única e exclusivamente aos emojis. Aprenda aqui como fazê-lo.

O mundo treme com a possível descoberta do avião da Malaysia Airlines que há 17 meses desapareceu sem deixar rasto. Numa Ilha da Reunião foi descoberta a asa de uma máquina voadora que um especialista já disse ser de um Boeing 777. Ora, o único 777 que se evaporou foi o da Malaysia Airlines, daí… A asa foi entretanto removida para França onde será alvo de testes para averiguar se pertence realmente ao avião do voo MH370. Os resultados só deverão ser conhecidos daqui a uma semana. Mas os australianos estão cada vez mais certos de que serão positivos.

Hoje a lua será azul. Não confundir, por favor, com a Super Lua e muito menos com a Lua de Sangue. A segunda Lua Cheia deste mês de Julho acontece hoje, mas tudo não passa de um erro que se cometeu em 1946 e se tornou recorrente nos últimos 20 anos. Cássio Barbosa, do Globo, explica tudo tintin por tintin. Mete ao barulho Bruce Willis, Cybil Shepherd e um almanaque Borda de Água publicado no Maine desde o século XIX.


OUTRAS NOTÍCIAS
Angola ao rubro. A eurodeputada portuguesa Ana Gomes foi ontem acusada pelo “Jornal de Angola” de “interferir” em assuntos do “foro interno” do país, sinal do clima de tensão que se vive em Luanda. Ana Gomes está na capital angolana a convite da Associação Justiça Paz e Democracia, tendo-se encontrado com várias figuras da oposição como é o caso de Rafael Marques. A acusação sucede depois de mais uma manifestação do denominado Movimento Revolucionário, na quarta-feira, ter sido impedida pela polícia. Nove manifestantes, que protestavam contra a prisão de 15 ativistas, considerados presos políticos, foram “recolhidos” pelas autoridades. Ana Gomes foi entretanto acusada de “apadrinhar os novos planos de subversão contra Angola”. Ontem, o Expresso Diário noticiava que se está a preparar uma ponte aérea de modo a que mais de 1000 técnicos superiores cubanos abandonem Angola nos próximos tempos. Professores e médicos não são pagos há três anos.

Alexis Tsipras conseguiu impedir a realização de um congresso extraordinário do Syriza, adiando a reunião magna do partido do governo grego para o mês de setembro. Assim sendo, fica sem efeito a proposta de um referendo interno do Syriza que aprovaria (ou não) as condições do resgate tal como foram desenhadas a 13 de julho. A decisão permitirá continuar as negociações com os credores, acalmando as cada vez maiores fações rebeldes do Syriza.

Black Lives Matter. O “New York Times” compilou dez vídeos que mostram de forma clara e sem deixar espaço para dúvidas o tratamento discriminatório da polícia norte-americana face aos negros. A tecnologia e as redes sociais têm sido uma arma essencial para provar aquilo que, diz o site do jornal de Nova Iorque, “os brancos não querem acreditar” mas que os negros há muito sabem. As imagens são, em vários casos, impressionantes e podem ver-se aqui.

Quantas vezes os seus dados pessoais já foram vistos por hackers? Boa pergunta! Informação reservada de mais de metade dos adultos norte-americanos já foi violada por hackers. Só no último ataque registado, à secretaria federal de Personal Management, foi roubada a informação respeitante a 21,5 milhões de pessoas. Neste questionário, procura-se perceber quantas vezes o número de cartão de crédito, impressões digitais, histórico de doenças ou número de telefone de cada cidadão dos EUA foi capturado por hackers. O registo em sites como o eBay ou Adobe, ou a utilização do cartão de crédito em retalhistas ou serviços como a Staples ou UPS pode aumentar seriamente o risco.


FRASES
“Antes de recolher os meus pertences das habituais bandejas, um segurança do aeroporto de São Francisco aproximou-se e mandou-me parar. Apalpou-me os testículos e o pénis”, Morrissey

“Se o Papa Francisco votasse em Portugal, votaria no PS”, Ascenso Simões, líder da campanha do PS

“Vamos continuar a trabalhar para alcançar uma geração livre da SIDA”, Barack Obama

“Usarei estas acusações como medalhas de honra”, Yanis Varoufakis

“Gostava que Portugal fosse um país para todos os portugueses”, António Zambujo


O QUE EU ANDO A OUVIR
“Presence”, “In Through The Out Door” e “Coda”: os três últimos discos dos Led Zeppelin que encerram o plano de reedições levado a cabo durante o último ano pelo próprio Jimmy Page. Não são, há poucos capazes de o desmentir, os melhores discos dos Zeppelin. Mas são fiéis representantes do rock’n’roll enquanto feira de vaidades. Se alguém inventou o circo, vamos chamar-lhe assim, esse alguém foram os Led Zeppelin. Aquilo que hoje nos parece natural - a ritualização da música e a sua comercialização, o modo de vida boémio e a sua respetiva decadência, o vil negócio e a elevação espiritual - já aqui se encontrava estabelecido, cristalizado e mesmo institucionalizado. Eles foram os primeiros, para o bem e para o mal, a descobrir os caminhos por onde o rock passaria como fenómeno de massas. E é também disso que trata a entrevista a Jimmy Page de Zé Pedro (dos Xutos & Pontapés) e Lia Pereira publicada na BLITZ que hoje chega às bancas. Um número especial pois nele ainda há espaço para outra reedição, a de “Sticky Fingers” dos Rolling Stones (por Nuno Galopim), para uma avaliação do pós-punk e da sua importância nos dias de hoje tal como inventado pelo Fall, Wire, Cabaret Voltaire, Mambranes ou Joy Division (por Rui Miguel Abreu), para a compreensão dos caminhos que levaram Taylor Swift da country ao estrelato pop (por Rui Miguel Abreu), para um portefólio de Gisela João em Londres (por José Sarmento de Matos) e para entrevistas com Sting, Prodigy, Jungle, Márcia e Nick Kent, o escriba musical do “NME” que fez história. A propósito: quem não conhecer a coletânea de textos “The Dark Stuff” devia ser terminantemente proibido de proclamar Lester Bangs como um dos melhores críticos de todo o sempre. Que digo?: só esse desconhecimento torna possível tal disparate. Ide ler!

Tenha umas boas férias, se for caso disso. Mas não deixe de acompanhar toda a atualidade e a melhor opinião no Expresso online ao longo do dia. Lá pelas 18h, o Expresso Diário não faltará. E amanhã é dia de semanário e da Revista E, onde é publicada a incrível história de Hélder Bataglia, o homem das sete partidas que em Portugal ficou conhecido pelos casos Monte Branco, Espírito Santo e Sócrates.

Na segunda-feira, Pedro Candeias regressa com o Expresso Curto para lançar uma semana na qual Sporting e Benfica se vão defrontar pela primeira vez esta época.

Até já!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário