quinta-feira, 2 de julho de 2015

coisas da (des)educação... a campanha está ao rubro...?

2015-06-30 às 17:03


"ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO 2013/14 REVELAM MAIOR REDUÇÃO DE SEMPRE NA REPROVAÇÃO NO 4.º ANO


A Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência divulgou, na sua página da Internet, o relatório intitulado «Estatísticas da Educação 2013/14». mNeste documento são apresentados os principais dados de caracterização do sistema educativo, nomeadamente alunos matriculados, aproveitamento, pessoal docente e não docente, rede de estabelecimentos de ensino e informação relativa aos ensinos pós-secundário não-superior e superior.

O Relatório revela uma redução da taxa de retenção e desistência nos anos finais dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. No 4.º ano de escolaridade, este indicador fixou-se em 3,3%, valor mais baixo de sempre. No 6.º ano, a taxa de retenção foi de 11,6%, menos 3,1 pontos percentuais do que no ano anterior (2012/2013).

Estes resultados evidenciam o impacto das várias medidas estabelecidas pelas escolas, de que é exemplo a possibilidade de - a qualquer momento do ano letivo, assim que detetadas as primeiras dificuldades dos alunos - existir um apoio adicional. Para além disto, existe ainda um período de acompanhamento extraordinário, disponibilizado após conhecidos os resultados da primeira fase das provas finais.

Em 2013/2014, os alunos do 4.º ano beneficiaram desta medida pelo segundo ano e os do 6.º ano pela primeira vez. Os dados disponíveis indicam que 41% dos alunos do 4.º ano que repetiram as provas finais na 2.ª fase (com possibilidade de frequência do referido apoio extraordinário), reuniram as condições necessárias para prosseguirem, com mais segurança, os estudos no ciclo seguinte.

Os dados indicam que o sistema de avaliação externa, nos anos finais de ciclo, está a conseguir incentivar os alunos a progredir. Importa agora que estes progressos se estendam e que se desenvolva em todos os anos de escolaridade e em todas as escolas uma cultura de incentivo permanente ao sucesso dos alunos, adaptada às novas metas e aos novos programas.

No 3.º ciclo do ensino básico, a taxa de retenção e desistência caiu para 14,9%, menos 0,8 pontos percentuais do que em 2012/2013, com principal destaque para o 9.º ano de escolaridade: passou de 17,5% para 15%. Nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário também se regista uma melhoria da taxa de retenção, com uma descida global de 0,5 pontos percentuais (21,5% em 2012/2013 e 21% em 2013/2014).

O relatório revela ainda que, do pré-escolar ao ensino secundário, o número de alunos matriculados é de 1 708 083, número que evidencia um decréscimo de 50 553 alunos, ou seja, menos 3%, confirmando a tendência demográfica já conhecida.

Analisando apenas os alunos matriculados em Portugal continental em ofertas de educação e formação orientadas para jovens, nota-se um acréscimo de 1 286 alunos matriculados no ensino secundário, sustentado pela procura dos cursos de dupla certificação, que já representam, em 2013-2014, 44% do total de alunos jovens matriculados neste nível de ensino.

A tendência de aumento de alunos do ensino secundário, e destes em ofertas profissionais, já se verificava nos últimos dois relatórios, facto a que não é alheia a extensão da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano e o esforço que o Ministério da Educação e Ciência tem feito na promoção e alargamento das ofertas profissionalizantes.

No segundo ano de criação de ofertas de ensino vocacional (após um primeiro ano de experiência-piloto realizada em 2012/13), estão matriculados nesta via de ensino cerca de 11 mil estudantes (ensino básico e secundário)."


via portal do governo

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