2015-06-30 às 17:03
"ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO 2013/14 REVELAM MAIOR REDUÇÃO DE SEMPRE NA REPROVAÇÃO NO 4.º ANO
A Direção Geral de
Estatísticas da Educação e Ciência divulgou, na sua página da Internet, o
relatório intitulado «Estatísticas da Educação 2013/14». mNeste
documento são apresentados os principais dados de caracterização do
sistema educativo, nomeadamente alunos matriculados, aproveitamento,
pessoal docente e não docente, rede de estabelecimentos de ensino e
informação relativa aos ensinos pós-secundário não-superior e superior.
O Relatório revela uma redução da taxa de retenção e desistência nos
anos finais dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. No 4.º ano de
escolaridade, este indicador fixou-se em 3,3%, valor mais baixo de
sempre. No 6.º ano, a taxa de retenção foi de 11,6%, menos 3,1 pontos
percentuais do que no ano anterior (2012/2013).
Estes resultados evidenciam o impacto das várias medidas
estabelecidas pelas escolas, de que é exemplo a possibilidade de - a
qualquer momento do ano letivo, assim que detetadas as primeiras
dificuldades dos alunos - existir um apoio adicional. Para além disto,
existe ainda um período de acompanhamento extraordinário,
disponibilizado após conhecidos os resultados da primeira fase das
provas finais.
Em 2013/2014, os alunos do 4.º ano beneficiaram desta medida pelo
segundo ano e os do 6.º ano pela primeira vez. Os dados disponíveis
indicam que 41% dos alunos do 4.º ano que repetiram as provas finais na
2.ª fase (com possibilidade de frequência do referido apoio
extraordinário), reuniram as condições necessárias para prosseguirem,
com mais segurança, os estudos no ciclo seguinte.
Os dados indicam que o sistema de avaliação externa, nos anos finais
de ciclo, está a conseguir incentivar os alunos a progredir. Importa
agora que estes progressos se estendam e que se desenvolva em todos os
anos de escolaridade e em todas as escolas uma cultura de incentivo
permanente ao sucesso dos alunos, adaptada às novas metas e aos novos
programas.
No 3.º ciclo do ensino básico, a taxa de retenção e desistência caiu
para 14,9%, menos 0,8 pontos percentuais do que em 2012/2013, com
principal destaque para o 9.º ano de escolaridade: passou de 17,5% para
15%. Nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário também se
regista uma melhoria da taxa de retenção, com uma descida global de 0,5
pontos percentuais (21,5% em 2012/2013 e 21% em 2013/2014).
O relatório revela ainda que, do pré-escolar ao ensino secundário, o
número de alunos matriculados é de 1 708 083, número que evidencia um
decréscimo de 50 553 alunos, ou seja, menos 3%, confirmando a tendência
demográfica já conhecida.
Analisando apenas os alunos matriculados em Portugal continental em
ofertas de educação e formação orientadas para jovens, nota-se um
acréscimo de 1 286 alunos matriculados no ensino secundário, sustentado
pela procura dos cursos de dupla certificação, que já representam, em
2013-2014, 44% do total de alunos jovens matriculados neste nível de
ensino.
A tendência de aumento de alunos do ensino secundário, e destes em
ofertas profissionais, já se verificava nos últimos dois relatórios,
facto a que não é alheia a extensão da escolaridade obrigatória até ao
12.º ano e o esforço que o Ministério da Educação e Ciência tem feito na
promoção e alargamento das ofertas profissionalizantes.
No segundo ano de criação de ofertas de ensino vocacional (após um
primeiro ano de experiência-piloto realizada em 2012/13), estão
matriculados nesta via de ensino cerca de 11 mil estudantes (ensino
básico e secundário)."
via portal do governo
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