sexta-feira, 28 de setembro de 2012

crónica... onde é que isto acabará?... [num beco sem saída...pelos vistos...!]... de luciano amaral... no cm...!

"João Pereira Coutinho já notou aqui que os países do euro em dificuldades seguem um guião, que começa na crise financeira e acaba na crise política. Nada mais certo.

O sistema político grego esfrangalhou-se, com o colapso dos grandes partidos, em particular o Socialista, e a ascensão dos radicais, sobretudo de esquerda. A Itália é governada há quase um ano por uma espécie de ditador, certamente benévolo, mas lá posto por algo de parecido a um golpe de Estado da UE. Em Espanha é o próprio país que ameaça esfrangalhar-se, com a Catalunha a apontar para a independência, e o País Basco logo atrás.

E Portugal? Em Portugal, vimos a autoridade do Governo maioritário desfazer-se perante uma combinação de deliquescência própria, pressão da rua e de algumas elites. Isto enquanto há sondagens a mostrar que a esquerda radical vale mais do que o partido principal do Governo e a dizer que 90% dos portugueses estão "desiludidos com a democracia". A grande crise do euro não é económica, mas política, e ameaça levar--nos para paragens muito estranhas. Está na hora de pensarmos em tudo para sairmos dela."

Sem comentários:

Enviar um comentário