|
|
Por Ricardo Costa
Diretor
|
|
|
1 de Julho de 2015 |
|
Um novo Não, uma nova seleção, um novo Banco
Ontem o dia durou mais um segundo que o habitual, o que fez com que tenha sido efetivamente o dia mais longo do ano. Mas nem esse segundo extra serviu para a incrível maratona das negociações entre Atenas e os credores.
Parece que Atenas queria usar um mecanismo de adiamento, previsto nos estatutos do Fundo, e que foi utilizado in illo tempore pela Nicarágua e pela Guiana. Mas não foi autorizada e agora está mesmo em incumprimento formal com o FMI, como, por exemplo, já estiveram o Sudão ou o Zimbabué.
Enquanto tudo isto acontecia, e depois de já ter havido uma manifestação a favor do “não” no referendo, ontem foi a vez de milhares de pessoas se manifestarem em Atenas a favor do “sim” no referendo de domingo. Temem uma guerra civil caso a Grécia saia da Europa, como conta aqui a nossa enviada especial Joana Pereira Bastos.
E hoje? Então vai ser assim: … esqueça, tudo o que eu agora escrever pode ser ultrapassado daqui por umas horas por mais uma pirueta grega, alguma inclinação de Bruxelas, alguma nuance do FMI. Mas, sinceramente, neste momento o caminho para o referendo parece inexorável e só depois dos eleitores gregos dizerem o que querem é que os líderes da zona Euro estão dispostos a falar. Pelo sim pelo não, aconselho a terem sempre debaixo de olho o Expresso Online, onde o acompanhamento é contínuo.
OUTRAS NOTÍCIAS
No último segundo, foi a vez da nossa seleção sub-21 de futebol cair na final de um Europeu emocionante. Perdemos nas grandes penalidades com a Suécia, mas não há ninguém que não tenha ficado agradado com a qualidade da jovem equipa, temos mesmo uma nova seleção.
Já agora, e para arrumar o futebol, o Brasil está em choque com a Copa América. Não porque tenha jogado – já fez as malas, aliás – mas porque a equipa que eliminou a canarinha, o Paraguai, foi esta madrugada passada a ferro pela Argentina,n por 6-1. A final vai pôr frente a frente argentinos e chilenos.
Só mais uma informação, no mundial de futebol feminino, os EUA ganharam por 2-0 à Alemanha e seguem para a final.
Ontem terminou o prazo para a entrega de propostas para a compra do Novo Banco e, como esperado, houve vários interessados. Santander e Cerberus desistiram de ir a jogo, mas há três propostas firmes dos chineses da Fosun e do Anbang e dos americanos da Apollo, o que permite passar à fase seguinte da negociação, já com as melhores propostas.
"De todos os hipotéticos candidatos de que se fala, a eventual candidatura de Rui Rio é a que me mais entusiasma e a que mais confiança me merece." Foi assim que Francisco Pinto Balsemão tornou público o seu apoio a uma candidatura de Rio a Presidente da República, ontem, no lançamento de um livro sobre o ex-autarca.
Hillary Clinton está sob enorme pressão, depois do Departamento de Estado ter divulgado os seus e-mails enquanto foi secretária de Estado. A divulgação surge depois de uma enorme polémica causada por Hillary usar um mail não oficial – uma prática que não é aceite pela Casa Branca. Para já fica claro, que tinha um conselheiro importante, que não tinha qualquer função oficial.
Uma embaixadas dos EUA em Cuba e vice-versa? É isso mesmo. Washington e Havana confirmam hoje que vão abrir missões diplomáticas, dando mais um passo no degelo entre os dois países.
Hoje é dia J, dia de Jorge Jesus no Sporting. O treinador é apresentado ao final da tarde em Alvalade, consumando a transferência mais surpreendente do ano. Até lá, aconselho a leitura deste texto do Nicolau Santos, "Os sete espinhos de Jorge Jesus", sobre os desafios que o treinador vai encontrar do outro lado da segunda circular.
Os sportinguistas que têm menos de 18 anos já vão ter que comemorar a chegada de Jesus com laranjada. É que a partir de hoje os menores de 18 deixam de poder beber qualquer bebida alcoólica. Acabou-se a distinção entre bebidas espirituosas e o vinho e a cerveja.
Se o leitor tem 16 anos, já sabe que vai ter que esperar dois anos para beber uns copos. Mas fica já a saber que nessa altura acaba o roaming na União Europeia. Bruxelas garante que o roaming morre a 15 de junho de 2017.
No streaming de música, tudo ou quase tudo muda a partir de agora. A Apple, que tinha revolucionado o mundo da música há uns anitos com o iTunes, teve agora que virar a agulha para não perder a guerra do streaming e está desde ontem a fazer concorrência ao Spotify. O Pedro Oliveira explica bem como funciona, quanto custa e o que está em causa.
FRASES
"Fizemos o nosso trabalho de casa e temos reservas suficientes para passar por este período". Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, durante uma visita a Viseu
"Um voto pelo Não daria pelo menos à Grécia a possibilidade de agarrar o seu destino com as suas próprias mãos". Joseph Stiglitz, Prémio Nobel da Economia, num artigo que tem sido muito discutido e que ontem foi publicado em exclusivo para Portugal no Expresso Diário e (pode ler aqui).
O QUE EU ANDO A LER
Grande prémio do Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2012, “e a noite roda” é o primeiro romance da jornalista Alexandra Lucas Coelho. Li primeiro o segundo romance, “O meu amante de domingo”, mas aconselho a entrada direta neste “e a noite roda”.
Não são poucos os jornalistas escritores com qualidade, mas é raro terem um primeiro livro logo com direito a um prémio tão relevante - a Ana Margarida Carvalho, da Visão, também conseguiu esse feito com “Que importa a fúria do mar”, no ano passado. Como se trata de um romance não faz muito sentido que desvende a história, mas recorro às palavras da autora (“as histórias felizes são relâmpagos”) e ao seu percurso profissional, já que foi correspondente do Público em Jerusalém e o livro tem essa marca, quer na geografia, quer no estilo e na capacidade de observação.
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário