sexta-feira, 17 de julho de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Miguel Cadete
Por Miguel Cadete
Diretor-Adjunto
 
17 de Julho de 2015
 


E a Grécia vai. Romântica mas não trôpega! 


Como um navio, ou um falso documentário, a Grécia vai. Em tons de sépia. Mas agora há boas notícias. Chegou o dinheiro para pagar no imediato ao FMI. Os reembolsos mais próximos à Europa também estão garantidos. E os bancos abrem já na segunda-feira. Ainda com o limite de sessenta euros, é certo, mas mercê da goela aberta pelo Banco Central Europeu, essencial para manter o sistema financeiro em funcionamento, a normalidade (!) pode ser reposta. O laço desaperta. 

Tudo porque depois de aprovado o plano de austeridade no Parlamento grego, Mario Draghi, o banqueiro do euro, disse que a Grécia também pertence à Europa. E que vai continuar a ser Europa. Um choque frontal com a Alemanha de Merkel? Talvez. Mas quem quer ter a responsabilidade de deitar a Grécia borda fora? Ninguém. Nem Draghi, nem Tsipras. Schaüble ainda estás aí? 

Draghi disse mais, tal como o FMI, o BCE também garantiu que a situação só se resolve com a reestruturação da dívida. Ou seja, na troika já há dois que tombam para esse lado. Uma posição, sem dúvida, popular. Mas quantos países poderão, agora ou depois, exigir o mesmo? 

No polo oposto, Wolfgang Schaüble, ministro das Finanças da Alemanha e líder informal do Eurgrupo, voltou a dizer que a Grécia precisa de um time out, isto é, que deveria sair do euro por um prazo de cinco anos. Tudo bem desde que o problema seja só a Grécia. Mas o que fazer à arquitetura do euro? Continua a servir tal como está? 

Se acrescentarmos que na votação de anteontem, no Parlamento da Grécia, Alexis Tsipras teve mais votos da oposição do que da maioria Syriza que o elegeu, tal não ajuda a entender seja o que for. Mas a nave vai. 

Confusos? Claro que sim. Nos últimos dias, Tsipras ganhou um referendo que rejeitava a austeridade, foi humilhado logo a seguir na Europa e reconquistou posições ainda anteontem no parlamento grego com o mesmo plano rejeitado no referendo, que, já sabíamos, era o menor dos dois males

Em setembro ou outubro até pode haver eleições na Grécia. Mas Tsipras vai à frente. E os partidos que hoje existem podem não ser os mesmos nessa altura. E em Portugal? 


OUTRAS NOTÍCIAS 
Marido da ministra das Finanças acusado de cinco crimes. António Albuquerque enviou mensagens com ameaças físicas a um jornalista do “Diário Económico” que comentou a atuação de Maria Luís Albuquerque. Ministério Público acusa-o de cinco crimes de difamação, injúria e coação. “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos". Disse António Albuquerque, marido de Maria Luís Albuquerque, ao jornalista Filipe Alves do “Diário Económico”. 

Emprego aumenta em Portugal. Mas menos do que na OCDE. Depois de ter atingido 68,3% no segundo trimestre de 2008, a taxa de emprego tem estado a subir desde o último trimestre de 2013. Os aumentos das taxas de emprego no conjunto da OCDE foram diferentes consoante os países, diz a Lusa. Aumentaram na zona euro (0,2 pontos para 64,2%), no Reino Unido (0,4 pontos para 72,6%), nos Estados Unidos (0,1 pontos para 68,6%) e no Japão (0,1 pontos para 73%). Em Portugal, enquanto a taxa de emprego no primeiro trimestre se manteve inalterada para as mulheres em 60,1%, a dos homens subiu 0,3 pontos percentuais para 66,5 

Governo renegoceia concessões Norte Litoral e Beira Interior e poupa 594MEuro. O secretário de Estado das Infraestruturas, Sérgio Monteiro, explicou que esta poupança soma-se à de cerca de dois mil milhões de euros com as primeiras seis parcerias público-privadas (PPP) já renegociadas - cujo peso para o erário público passou de 11.400 milhões de euros para menos de 9.500 milhões de euros

Portugal é o país onde as vendas de automóveis mais subiram. Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), até Junho, venderam-se mais de sete milhões de carros na União Europeia - dos quais mais de 100 mil em Portugal. No top dos países onde as vendas de carros mais subiram encontram-se ainda a Irlanda (25,4%), Espanha (22%), República Checa (20,4%), Lituânia (16%) e Itália (15,2%). A recuperação foi também visível em mercados como o Reino Unido (7%), França (6,1%) e Alemanha (5,2%). 

Quartos de final do Mundial de Futebol de Praia. A seleção portuguesa de futebol de praia derrotou esta quinta-feira a Suíça por 7-3 e qualificou-se para as meias-finais do Mundial, a decorrer em Espinho. Madjer fezum hat-trick. 

João Vieira Pinto obrigado a pagar 170 mil euros ao Estado. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o recurso apresentado por João Vieira Pinto e manteve a indemnização ao Estado decidida pela Relação de Lisboa, que o condenava por fraude fiscal qualificada. O antigo internacional português, que representou Boavista, Benfica e Sporting e é atualmente diretor da Federação Portuguesa de Futebol tinha recorrido de uma indemnização cível ao Estado, fixada em 169.629 euros de 27 de março de 2014. A condenação por fraude fiscal surge no âmbito da contratação do jogador pelo Sporting, num processo em que a Relação absolveu Luís Duque e Rui Meireles, responsáveis da Sporting SAD, na altura, e o agente José Veiga.

Festival Super Bock Super Rock: Sting, a velha raposa, deu espectáculo. A entrega de Sting, que praticamente encheu a Meo Arena, foi além da mera competência profissional, diz a BLITZ. Há em muitas das canções - quer na prestação vocal, quer nos arranjos dos instrumentos - uma vitalidade pop/rock que, combinada com a energia de um frontman que parece ter acabado de acordar, se torna contagiante

Festival Marés Vivas: John Legend visita cadeia em Matosinhos. A voz de "All of Me" visitou hoje de manhã o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, no concelho de Matosinhos. Recorde-se que, no seu país, o artista encabeça uma campanha que quer menos prisioneiros nas cadeias - o projeto chama-se Free America!. Vale a pena ver o vídeo da SIC 

Angry Birds2 estreia a 30 de julho, 5 anos depois. A Rovio, produtora do jogo, anunciou quinta-feira que o novo Angry Birds será lançada para smartphones e tablets a 30 de julho

NASA divulga fotos de Plutão. Novas imagens de Plutão, captadas pela sonda espacial New Horizons quando passou a 12.500 quilómetros da superfície do planeta anão, revelam detalhes até agora desconhecidos. As fotos evidenciam a presença de enormes montanhas geladas em Plutão, com mais de 3300 metros de altitude. E permitem também perceber que não existem crateras de impacto na superfície, o que levanta a hipótese do planeta poder ser bastante mais novo do que outros do Sistema Solar. Há fotografias de evasão, deste e de outros planetas, aqui.


FRASES 

Mariano Rajoy 


Jürgen Habermas 


Rod Stewart 



Julio Iglesias 


O QUE EU ANDO A LER E OUVIR 
Antes do mais, o artigo de Nicolau Santos para a Revista do Expresso do próxima sábado sobre o jeito que José Eduardo dos Santos encontrou para se eternizar enquanto Chefe de Estado de Angola. Uma lição de política, para o bem e para o mal, sustentada na crise provocada pela baixa do preço do petróleo. A não perder. 

Para quem se apresta a ir de férias – eu não! – recomendam-se, também nesta edição de sábado, livros, discos e filmes que vão de Rosselini a Nuno Galopim. Mas não só: há listas sobre tudo aquilo que não vamos conseguir ler, ver ou ouvir mas gostávamos, durante os escassos dias reservados ao ócio. Ou nem tanto. 

Ainda antes disso: vale a pena rememorar a não tão longa, mas ainda assim enorme, discografia de Florence de maneira a estar tudo ensaiado para o concerto de sábado no Super Bock Super Rock. Os relatos que ainda ecoam da sua prestação em Glastonbury deixam antever o melhor, senão mesmo algum momento histórico. 

E será possível evitar o novo álbum dos Tame Impala? Aquele que recolhe, por estes dias, incenso nas mais variadas publicações, generalistas ou especializadas, que se dedicam à coisa da música. 

Amanhã é dia de Expresso, com direito a mais um volume da biografia de Hitler. Um malvado que certamente não permitiria a atualização de notícias que todos os dias se pratica no Expresso online. 

Logo mais, lá pelas seis da tarde, surgirá mais uma edição do Expresso Diário, com o aprofundamento necessário e a opinião que faz a marca do Expresso. À noite, os Blur atuam na Meo Arena. 

Bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário