sábado, 25 de fevereiro de 2012

ainda... o (des)acordo ortográfico... mais uma achegas... via aventar, sobre um texto de henrique raposo...! ora toma e embrulha...

da antónio fernando nabais...

"No que se refere à confiança que deposita nos autores do AO, seria interessante que Henrique Monteiro tivesse aprofundado os motivos que o levam a desconfiar de quem critica o dito AO. De qualquer modo, isso fica resolvido de uma penada, porque os opositores são classificados como “pessoas que apenas se opõem ao Acordo “porque sim” – sem quaisquer argumentos.” Talvez por distracção, Henrique Monteiro ignora a existência de várias críticas consistentes feitas por linguistas competentes, ao longo dos últimos vinte anos.

Apesar da humildade com que confessa um desconhecimento generalizado de etimologia e de fonética, Henrique Monteiro não se coíbe de chamar “pai tirano” ao Latim e acaba a defender que a escrita não tem influência nenhuma na aprendizagem da fala, como se esta se fizesse exclusivamente à custa daquilo que se ouve. A aprendizagem de uma língua é um processo complexo que implica a interdependência de vários factores: a cruzada de muitos acordistas que defendem que não há nenhuma influência da escrita sobre a fonética é de um simplismo desmentido pela realidade."

aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário