"Tenho ouvido discursos inflamados pelo fim da disciplina de EVT por
parte de pessoas que outrora deram uma primeira machadada na área
artística. Essa primeira machadada foi quando se juntou duas disciplinas
numa só Educação Visual e Trabalhos Manuais ficaram numa única
disciplina de Educação Visual e Tecnológica, foi na reforma curricular
de 1990 no governo de Cavaco Silva. Muitos problemas surgiram nessa
altura que nunca foram resolvidos, entre eles enumero dois: Um
desentendimento generalizado com pessoas de formação completamente
contrária os professores de Trabalhos Manuais e os professores de
Educação Visual – em muitas escolas esse desentendimento continua muito
presente e nunca foram na realidade resolvidos através da formação
continua de professores; outro dos problemas foi um programa muito pouco
claro e objectivo apenas com generalidades e sem se compreender um
rumo. Na reforma curricular de 1990 não me lembro de muita contestação
em relação ao facto de se perder tempo curricular nas duas disciplinas, o
corte no número de professores (visto alterarem de 2 de TM e 1 de EV
para apenas um par pedagógico), pelo contrário vi uma associação de
professores muito empenhada nesta reforma (a mesma associação de
professores que eu pertenço e que está a contestar – e muito bem – o fim
de EVT). Eu vou sou prejudicado com esta reforma curricular que está a
ser preparada, mas enervo-me muito quando os mesmos interlocutores que
promoveram a reforma anterior (a primeira machadada no ensino artístico)
estão agora a reclamar o fim do par pedagógico. É por isso a minha
ausência nas manifestações, não posso estar ao lado desta contradição,
dessa incoerência.
Eu por mim gostaria de ver uma mudança no ensino, gostaria de ver uma disciplina de arte, com um professor a leccionar (com a sua autonomia) e com 3 blocos semanais (270 minutos). Era uma forma de equilibrar o currículo."
Eu por mim gostaria de ver uma mudança no ensino, gostaria de ver uma disciplina de arte, com um professor a leccionar (com a sua autonomia) e com 3 blocos semanais (270 minutos). Era uma forma de equilibrar o currículo."
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