segunda-feira, 13 de abril de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Martim Silva
Hoje por Martim Silva
Editor-Executivo

 
13 de Abril de 2015
 
Acabou a guerra fria, temos guerras de tronos
 
Bom dia,
O noticiário global está hoje dominado pelo que o vento nos trás dos Estados Unidos.
O tema presidenciais volta a fazer capa da imprensa nacional (e internacional) hoje. Ela avança. “Sou candidata a Presidente”. Falamos, claro está, de Hillary Clinton, que anunciou ontem o que já há muito se dava como certo.  Mas a mais familiar das candidatas pode ser surpreendentemente desconhecida. "O que é que ela defende?", é o mote da The Economist, que esta semana dá honras de capa à americana, super-favorita à sucessão de Obama em 2016 (depois de já ter sido por ele derrotada nas primárias há oito anos).
E se por esta altura pensa que Hillary é a primeira mulher a tentar o cargo, esta história de Victoria Woodhull, que se candidatou em 1872 (numa altura em que não podia sequer votar em si própria… porque as mulheres não tinham direito de voto) é imperdível. Está no Politico.
No fivethirtyeight de Nate Silver, explica-se pela força dos números porque é que desta vez a nomeação de Hillary pelos Democratas é dada como mais que certa.
Os seus opositores Republicanos já começaram entretanto a questionar a origem do dinheiro e do financiamento da campanha de Hillary. Este vai ser tema de campanha nos próximos meses, seguramente. E como aqui se vê não há matéria que falte para atacar a que pode ser a primeira mulher presidente dos EUA.
Será que Hillary ganha o trono?

Os ecos do encontro histórico do Panamá entre Castro (Raul) e Obama ainda se fazem sentir um pouco por todo o mundo. O momento histórico é devidamente sublinhado pela frase de Obama: “Acabou a guerra fria”. Seguramente, um dos momentos altos do ano. Menos falado, mas também de grande importância para o que aí há de vir, foi o encontro entre Obama e o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro. 
Obama quer ficar para a história antes de sair do trono.


OUTRAS NOTÍCIAS
Por cá,
Nas Presidenciais do próximo ano, e ao ritmo a que brotam candidatos, podemos ter o recorde de nomes no boletim de voto. Até agora, a eleição com mais candidatos, com explica esta peça do i, foi em 1986. Precisamente a única que já deu segunda volta. E a única em que se apresentaram mulheres a sufrágio (Sabe quem? Pintasilgo e Carmelinda Pereira). 
Marcelo continua a dizer que Sampaio da Nóvoa é fortíssimo e que o PS deve mesmo acabar por apoiá-lo (para mais sem Guterres e Gama na luta). E acredita que à direita Rui Rio é mesmo hipótese antes do verão. Carlos César, presidente do PS, já tinha lançado Sampaio da Nóvoa e agora elogiou o antigo reitor. (Esta semana temos Paulo Morais a avançar. E outros que entretanto surjam)
Quem ficará com o trono? 

Passos Coelho quer baixar TSU das empresas de forma gradual, titula o Diário Económico. Tema polémico este, dado que António Costa já veio atacar a ideia do PM

Em Loures, mais um crime hediondo, com um padrasto suspeito de matar uma criança de três anos à pancada.

Americanos dão 400 milhões pela Comporta, afirma o Negócios

O Sporting conseguiu com sofrimento vencer em Setúbal.

Lá fora,
No Brasil, continuam as manifestações populares para afastar Dilma Rousseff do trono. Este fim de semana houve protestos em todos os estados brasileiros.

Do trono papal, Francisco lembrou o “genocídio arménio” cometido pelos turcos na I Guerra Mundial (o primeiro do século XX, disse). Estes não gostaram e a referência papal (a primeira feita num discurso por um líder da Igreja) está a causar um conflito com a Turquia, que já chamou o seu embaixador no Vaticano.

Depois da vitória deste fim de semana, quem está mais perto do trono é José Mourinho. com o seu Chelsea a ampliar a vantagem na frente da Premier League.

Não é por cá, mas vale a pena ficar a saber que na Alemanha acabou de obter licença para operar o primeiro banco islâmico no país. Uma instituição em que investimentos e negócios relacionados com álcool ou tabaco, para dar dois exemplos, estão interditos.

Farta de ver as mulheres serem prejudicadas nas negociações salariais na altura das contratações, a patroa da rede social Reddit decidiu… abolir as negociações salariais na altura das contratações.

Na Alemanha, um avião que fazia a ligação entre Colónia e Milão não levantou voo depois de receber uma ameaça de bomba. A companhia do aparelho? Germanwings.

Na Hungria, para quem pensava que Orban já era mau a liderar o país, prepare-se porque pode vir aí pior. O partido nacionalista de direita Jobbik acabou de conquistar o primeiro lugar no Parlamento.

Um jornalista do Washington Post detido no Irão há oito meses é acusado de espionagem. Chama-se Jason Rezaian

Sobre o recente massacre numa universidade no Quénia, sugiro mais prata da casa: vale a pena espreitar esta reflexão sobre o papel dos media e a forma como se olham e analisam a retratam os acontecimentos.

Mas vamos lá então à verdadeira Guerra dos Tronos. A quinta temporada estreia hoje por cá, um dia depois de lançada nos EUA (e de os primeiros episódios terem sido disponibilizados online de forma ilegal). Aqui pode ter uma espécie de atualização instantânea se só agora for seguir a trama. Mas se já é maluquinho da coisa, então pode aventurar-se neste quiz. Artigo interessante tem a Vox, que explica como a adaptação da série à TV está a ser feita a uma velocidade tal que… já não há livros para adaptar.
No Expresso também já escrevemos sobre a “série mais pirateada de sempre”.

Se fica impressionado com as possibilidades da utilização das Go Pro, veja como as mini câmaras já são usadas no espaço, agarradas a astronautas. 


NÚMEROS
38
Ao lançar-se na campanha, Hillary lançou de imediato um vídeo em que diz pretender ser a “campeã da América”. Além dela, aparecem 38 pessoas. 13 são de cor. 20 são mulheres. E sabe quantas vezes é dito o nome “Hillary Clinton”? Zero

3
Candidatos republicanos, o último dos quais, Marc Rubio, avança hoje, com ligações ao Tea Party

2
De fevereiro. Nesse dia, o Expresso entrevistava Silva Lopes. 2 de abril, Silva Lopes morria. A entrevista (possivelmente a última que deu) ainda não tinha sido publicada no jornal. Foi-o este fim de semana. Vale bem a pena ler

50%
O aumento de queixas por violência no namoro em meio escolar, num único ano, noticia o jornal Público.

7300
Pedidos de ajuda de famílias sobrendividadas que chegaram à DECO


FRASES
“Maioria da população terá um aumento nas tarifas da água”, Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, em entrevista ao Diário Económico

“Este PS nem é carne nem é peixe, mais parece um caranguejo moído”, Jerónimo de Sousa, referindo-se aos socialistas e criticando o que diz ser  indefiniç\ao do partido liderado por António Costa.

"Se Passos não ganhar as eleições, terá de por o lugar à disposição", Valente de Oliveira, antigo ministro do PSD, numa daquelas frases tão mas tão óbvias, mas que mostram como o PSD se posiciona já para o pós-Passos (não vá o homem ter ideias e querer continuar) 

"Em alguns momentos achei que estava a correr riscos muito altos para o meu próprio bem", Paulo Guinote, professor, sobre o encerramento do seu blogue Educação do Meu Umbigo, que lhe trouxe notoriedade na última década



O QUE ANDO A LER
Num Expresso Curto em que a candidatura de Hillary é destaque, esta sugestão de leitura é tudo menos coincidência. No número de abril da Vanity Fair há um artigo biográfico sobre a atriz Robin Wright que vale muito a pena ler. Percorremos o percurso da atriz (longamente casada com Sean Penn) até se tornar cabeça de cartaz… precisamente como Claire Underwood, da fria e impenetrável mulher de Frank Underwood (Kevin Spacey) em House of Cards, a série sobre os bastidores políticos de Washington em que há quem veja no casal de protagonistas precisamente semelhanças com os Clinton

Hoje faltam 262 dias para o ano acabar. É o Dia Internacional do Beijo.

Amanhã volta o Expresso Curto. Ao longo do dia acompanhamos a atualidade no Expresso Online e ao final do dia analisamos o que se está a passar no Expresso Diário, pelas 18.00.

Tenha um grande início de semana. Cheio de beijos bons.

Sem comentários:

Enviar um comentário