no blog de ar lindo...
"O fim da monodocência aproxima-se a largos passos, será o fim de uma era que, no nosso país, dura desde sempre.
Fomos caminhando, com pequenos passos, para o estado em que nos
encontramos hoje, fomos aceitando as mudanças, adaptando-nos às
desventuras de um nível de ensino em constante mudança, qual tubo de
ensaio…
Os “illuminatum” nunca tiveram em consideração os interesses de todos os intervenientes, nunca viram o 1º ciclo como um todo.
Na última década as mudanças têm-se agudizado, são constantes, todos
os anos se enfrentam novos desafios novas arbitrariedades. Se se têm em
conta os interesses dos alunos? A meu ver, eles, só têm servido de
desculpa para tais mudanças.
No próximo ano letivo, o do 1º ciclo irá sofrer uma das mais
drásticas mudanças dos últimos anos. Não pelo seu conteúdo, mas pelo
número de mudanças impostas. Um novo programa de Português, depois de
verem implementadas as metas e um novo programa de matemática, a
introdução do Inglês como disciplina obrigatória, o que lhes aumentará a
carga letiva e para alguns, a disciplina de Iniciação à programação
virá sobrecarregar ainda mais o seu horário, já por si, pejado de horas
fechados dentro de quatro paredes. E isto das 9h às 17h:30m. É o horário
chamado normal… mas muitos ainda frequentam outras instituições, seja
para a prática de desporto, seja para a ocupação de tempos livres, pois
os pais não têm horários que coincidam com a vida académica dos seus
educandos. Tudo isto vai tornar as vidas das crianças ainda mais
complicadas.
Isto tudo para dizer o quê?
Para dizer que o sistema de ensino no 1º ciclo, tal como está, e tal
como está a ser projetado para o próximo ano letivo, não vai beneficiar
os interesses da “bandeira”, leia-se alunos, que alguns usam como
desculpa para tentar deixar marca. O sistema de ensino necessita de ser
totalmente revisto e não estou a falar em termos de conteúdo, de número
de disciplinas, do que deve ser ou não lecionado, estou a falar na sua
organização.
O horário do 1º ciclo encontra-se, na maior parte das escolas, no
espaço temporal das 9h até às 17h:30m. Isto, porque se entendeu ser mais
benéfico no que diz respeito, à ocupação do tempo das crianças e à
necessidade dos encarregados de educação de terem de exercer uma
profissão e de a conciliar com os horários escolares. Mas será que
beneficia as aprendizagens? A meu ver, não. O período do dia em que o
cérebro está mais apto a exercer qualquer tipo de atividade que envolva a
aprendizagem, isso está mais do que provado, não sou eu que o afirmo,
eu só o constato todos os dias, é a parte da manhã. Não cabe na cabeça
de ninguém lecionar uma aula de matemática ou português das 16h:30m às
17h:30m. Então, porque não organizar as atividades letivas
exclusivamente nessa parte do dia?
A organização do sistema de ensino no 1º ciclo, e em qualquer outro,
deve ter em atenção todos os fatores e intervenientes no processo. Os
alunos devem poder aproveitar, da forma mais eficaz, a sua estadia na
escola para que o processo ensino/aprendizagem se realize. Aos
encarregados de educação, deve ser assegurado que os seus educandos têm
um ensino de qualidade e que explore todas as suas capacidades. Deve
também ser assegurada a escola a tempo inteiro, uma vez que, nos dias de
hoje e na sociedade em que vivemos, Assim o exige. Deve também garantir
aos profissionais de educação, vulgo, professores, o exercício da
profissão aproveitando os períodos de maior concentração para as
crianças desta faixa etária. E nisto devemos estar todos de acordo. Se
os níveis de aprendizagem subirem, todos os intervenientes ganharão.
Mas porque é que o sistema se mantém? Porque é que, os responsáveis e
os políticos, não olham com mais atenção para os tais países que tantas
vezes usam como termo de comparação para outras matérias e veem que
somos dos poucos países a persistir com este sistema? Isso, como se diz,
“cada um sabe de si”… Só sei que este sistema está dado por adquirido,
mais vale não se discutir porque, mudar dá muito trabalho, nem que seja
para melhor.
Pois, muitos de nós, professores de 1º ciclo, temos a nossa opinião
de como o sistema podia mudar e melhorar, mas não temos palavra nos
órgãos decisivos. Uma coisa é certa, quase todos sabemos que a mudança é
possível. E isso, tem sido assunto de conversa ao longo de muitos
destes anos. Pessoalmente, também tenho a minha opinião…
Uma organização possível seria a que já é utilizada em outros países,
atividades letivas da parte da manhã e não letivas da parte da tarde,
como na Alemanha (ver aqui).
Mas como operacionalizar? Como faze-lo sem aumentar a despesa com a
educação? E é claro, sem ferir os princípios de uma escola a tempo
inteiro? Vou tentar explicar da melhor forma.
Da parte da manhã, que passaria a ter inicio às 8h, ou perto dessa
hora, nunca antes. Os professores titulares de turma organizariam as
áreas curriculares, Português, Matemática, Estudo do Meio e as
Expressões, constantes no programa curricular deste ciclo, durante este
período. Terminaria, esta importante parte do dia, pelas 13h.
A hora de almoço decorreria das 13h às 14h:30m.
O período da tarde situar-se-ia entre as 14h:30m e as 17h:30m. Neste
espaço de tempo, os alunos beneficiariam de atividades complementares e
de enriquecimento curricular. Seria durante a parte da tarde que
disciplinas como, o Inglês, obrigatório para os alunos do 3º e 4º anos, a
partir do próximo ano letivo, a nova disciplina de Introdução à
programação para o 1º CEB, o projeto de educação para a saúde, PASSE,
aulas PRESSE, EMRC, orientação do estudo, bem como outros projetos ao
nível de escola (hora do conto) ou concelhio e as AEC’S já existentes.
Como já foi mencionado acima, o horário letivo da parte da manhã
seria mais produtivo para os alunos, embora a mancha letiva tenha um
início “vespertino”, as crianças teriam a vantagem de assimilarem melhor
as matérias lecionadas. Os “números” a que tanta importância é dada
pelas organizações “observadoras”, isso espelhariam.
Na parte da tarde, o horário seria composto de atividades “mais”
lúdicas, mas de igual importância no desenvolvimento das crianças.
Dariam aos encarregados de educação a segurança de uma escola a tempo
inteiro sem interferir nas atividades letivas e na performance académica
dos alunos.
De seguida apresento dois horários possíveis, um de uma turma e outro
de um professor, para que se possa visualizar a possibilidade
apresentada.
Horário Turma | |||||
2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira | |
8:00 | Português | Matemática | Português | Matemática | Português |
8:30 | Português | Matemática | Português | Matemática | Português |
9:00 | Português | Matemática | Português | Matemática | Português |
9:30 | Português | Matemática | O.C. | A.E. | Expressões |
10:00 | E. M | E.M. | O.C. | A.E. | Expressões |
10:30 | Intervalo | ||||
11:00 | E. M. | E. M. | E.M. | Português | Matemática |
11:30 | E.M. | Português | E.M. | Português | Matemática |
12:00 | Matemática | Português | Matemática | Português | Matemática |
12:30 | Matemática | Português | Matemática | E.M. | Inglês |
13:00 | Matemática | Expressões | Matemática | E. M | Inglês |
Almoço | |||||
14:30 | O. Estudo | In. Prog. | Inglês | PASSE/PRESSE | In. Prog. |
14:50 | O. Estudo | In. Prog. | Inglês | PASSE/PRESSE | In. Prog. |
15:00 | Proj. Escola | EMRC | Proj. Escola | O. Estudo | Expressões |
15:50 | Proj. Escola | EMRC | Proj. Escola | O. Estudo | Expressões |
16:10 | Ed. Física | Musica | Expressões | Ed. Física | Musica |
17:00 | Ed. Física | Musica | Expressões | Ed. Física | Musica |
Horário Professor | |||||
2ª feira | 3ª feira | 4ª feira | 5ª feira | 6ª feira | |
8:00 |
Horário Letivo |
||||
8:30 | |||||
9:00 | |||||
9:30 | |||||
10:00 | |||||
10:30 | |||||
11:00 | |||||
11:30 | |||||
12:00 | |||||
12:30 | |||||
13:00 | |||||
Almoço | |||||
14:30 | Reservado a reuniões | Trabalho individual | Atendimento Enc. Educ. | Trabalho individual | Trabalho individual |
15:00 | |||||
15:30 | Hora de estabelecimento | ||||
16:00 | |||||
16:30 | Trabalho individual | Trabalho individual | |||
17:00 |
Nota: sexta feira das12h:00m às 13h:00m o professor cumpre uma hora de estabelecimento (não consegui formatar a tabela)
Em termos económicos, não creio que o orçamento do ministério da
educação sentisse muita diferença, é tudo uma questão de maximizar
recursos. É claro que tal mudança vai envolver alterações na organização
dos agrupamentos. Mas somos todos professores, não é por ser professor
do 1º ciclo, que deixo de ser professor para os alunos dos outros
ciclos. Se tiver que exercer a profissão com esses outros alunos, dentro
das minhas competências, vou faze-lo. A colaboração dos professores de
EVT, dos professores bibliotecários, dos professores de apoio e até dos
professores de Matemática e Português em coadjuvação, em apoio educativo
ou em orientação ao estudo, professores de Ciências em atividades
experimentais… Isto seria uma quase revolução…
Revolução! Revolução, seria os professores do 1º ciclo, na sua
totalidade ou quase, terem condições dignas de trabalho nas escolas para
efetuarem todo o tipo de trabalho a que estão obrigados. Mas isso é uma
utopia.
E agora puxando a corda, a escola a tempo inteiro podia ir além das
17h:30m. Quando possível ainda se poderia acrescentar uma hora ao
horário dos alunos, que disso necessitassem ou por razões académicas ou
por impossibilidade de coordenação de horários Pais /Alunos. Já me estou
a “esticar” muito. Mas se a organização for a adequada, até se poderia
colmatar a falta de apoio que as nossas crianças tê na realização dos
famigerados TPC. Um professor de apoio, uma hora por dia, a alunos que
necessitassem mesmo da tal hora, o que já acontece em alguns
agrupamentos e sempre existiu nos estabelecimentos de ensino particular e
cooperativo.
É claro que este modelo não é consensual, é claro que as crianças vão
estar fechadas dentro de quatro paredes o dia inteiro, é claro que o
tempo para brincadeiras individuais será reduzido, é claro que, fora as
disciplinas de carater obrigatório, as outras serão de carater
facultativo, caberá aos encarregados de educação, como até hoje, optar
ou não, pela sua frequência.
As vozes começam a levantar-se. O certo é que o sistema, conforme
está, deixou de funcionar, deixou de dar respostas às exigências da
sociedade atual. Os responsáveis têm andado a tapar buracos ao longo dos
anos sem resolverem o problema. Só o têm piorado. Chegamos ao ponto
que, ou o sistema se modifica, ou o sistema cai. É urgente a mudança,
resta-nos saber para onde nos levará…"
aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário