sexta-feira, 17 de julho de 2015

informações [educação]... português e francês [encontro nacional] e investigação [estímulos]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 104 – 16/07/2015
Informações Gerais

Encontro Nacional de Professores de Português e Francês
Nos próximos dias 22, 23 e 24 de julho de 2015, o Centro de Formação Braga/Sul, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Real e o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, vai levar a cabo o “Encontro Nacional de Professores de Português e Francês. Ligações dialógicas para a sala de aula do futuro”, a ter lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, e em muitos outros espaços desta cidade.

As intervenções dos diferentes oradores abarcam contextos linguísticos, pedagógicos e culturais, tendo como objetivo a partilha de saberes e a atualização de conhecimentos, por forma a tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas.

Trata-se de um Encontro, na modalidade de Curso de Formação, que releva para efeitos de avaliação do desempenho docente e para progressão na carreira dos professores dos grupos de recrutamento 210, 300 e 320, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com 25 horas de formação, correspondentes a 1 crédito. As inscrições estão abertas até 20 de julho de 2015.



Programa de Estímulo à Investigação
Com o objetivo de estimular nos mais novos a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica, a Fundação Calouste Gulbenkian instituiu o Programa de Estímulo à Investigação.

O Programa distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas no âmbito das disciplinas básicas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.

Em 2015 são consideradas as seguintes áreas:

I. Matemática
     – Álgebra e Lógica Matemática

II. Física
      – Luz: ótica, optoeletrónica e fotónica

III. Ciências da terra e do Espaço
      – Relatividade Geral
      – Solo: um recurso a preservar

IV. Química
      – Química e Luz

Este Programa destina-se a jovens envolvidos em trabalhos de investigação em instituições de investigação portuguesas, cuja idade seja inferior a 26 anos em 31 de Dezembro do ano do respetivo concurso. Os concorrentes devem ter como habilitação mínima o grau de licenciado e não poderão ter obtido ainda o grau de doutor. Os participantes no Programa serão selecionados através de concurso, cuja candidatura pode ser efetuada até 18 de setembro.



nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!

Sem comentários:

Enviar um comentário