Boletim Informativo n.º 72 – 08/05/2015
Informações Gerais |
Ciência Cidadã na Escola Sabia que pode envolver os seus alunos na investigação do cancro? Ou no estudo do Sol? Sabia que a sua escola pode ajudar na caracterização de um charco? Ou a monitorizar a gripe? A Ciência Cidadã abre as portas a uma nova prática no ensino das ciências: aprender através do envolvimento ativo em projetos de investigação. O seminário irá ter lugar no dia 13 de maio, das 15h00 às 19h00, no Auditório Manuel Valadares - Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Neste seminário, destinado a professores do ensino básico e ensino secundário, serão apresentados diferentes projetos de Ciência Cidadã a decorrer atualmente em Portugal, tendo como objetivo despertar a comunidade docente para a importância da Ciência Cidadã no ensino e a sua potencialidade enquanto ferramenta de aprendizagem.
Esta é uma atividade organizada no âmbito do projeto europeu "Noite Europeia dos Investigadores" (NEI) que culmina na noite de 25 de setembro de 2015, num evento à escala europeia que pretende aproximar a Ciência da Sociedade num ambiente descontraído e amigável. Participação sujeita a inscrição.
O Seminário Educação Ambiental: Inteligência de Pensar e Agir
organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental para a
Sustentabilidade (GTEAS), o qual integra representantes da Agência
Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção-Geral da Educação (DGE), da
Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e do Instituto de
Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), irá ter lugar no próximo
dia 15 de maio, no auditório da Escola Secundária Vergílio Ferreira, em
Lisboa.
Este evento tem por objetivo divulgar e partilhar o trabalho desenvolvido pela rede de docentes em mobilidade ao abrigo do protocolo de cooperação entre as tutelas do Ambiente e da Educação e proporcionar uma reflexão em torno da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A inscrição, gratuita e obrigatória, decorre até ao dia 11 de maio.
nota: estas informações são uma transcrição directa do boletim, logo respeitam o ao... infelizmente...!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário