28 Maio
A
Direção-Geral da Educação promoveu o Estudo de Avaliação das
Orientações Curriculares e da Qualidade na educação pré-escolar, através
do financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica do
Fundo Social Europeu (POAT/FSE), que foi realizado pela Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o ISPA-
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e o
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Os resultados deste estudo foram
apresentados num Seminário, que se realizou na Fundação Calouste
Gulbenkian, em Lisboa, no dia 21 de fevereiro de 2015.
O estudo teve como objetivos:
Avaliar a implementação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e outros documentos editados pelo Ministério da Educação e Ciência, bem como a qualidade na educação pré-escolar;Caracterizar os contextos de educação pré-escolar e identificar necessidades, ao nível da formação dos educadores de infância e do pessoal não docente, bem como do material didático, de acordo com as áreas de conteúdo e domínios das OCEPE.
Como metodologia foi realizado um inquérito
extensivo aos educadores da rede nacional (rede pública e rede privada
com e sem fins lucrativos) de educação pré-escolar, a fim de recolher um
conjunto de informação qualitativa e quantitativa dos contextos
educativos em jardim de infância.
Neste âmbito apresenta-se o documento Caracterização dos Contextos de Educação Pré-Escolar -Inquérito Extensivo – Relatório Final do Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar.
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