sexta-feira, 10 de julho de 2015

a começar o dia... em estado de 'neutralidade' absoluta...!




no público...

no dn...


e deixo o comunicado do governo, sobre este assunto:



"
2015-07-09 às 15:39 
RESULTADOS DAS PROVAS FINAIS DE 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO


Na 1.ª fase das Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico de 2015, obrigatória para todos os alunos internos em condições de admissão, foram realizadas 189 954 provas, referentes às disciplinas de Português (91), de Matemática (92) e de Português Língua Não Materna (93 e 94). 

Este ano, pela primeira vez e à semelhança do que já se verifica nos 4.º e 6.º anos, as Provas Finais do 9.º ano realizam-se em duas fases, proporcionando assim uma nova oportunidade para alguns alunos recuperarem os resultados da sua aprendizagem, após um período de estudo. 

A média das classificações da 1.ª fase é de 58% na disciplina de Português e de 48% na disciplina de Matemática. Comparando com 2014, verifica-se uma subida de três pontos percentuais a Português e uma descida de três pontos percentuais a Matemática. Relativamente às taxas de reprovação, verificou-se uma relativa estabilidade face a 2014, em ambas as disciplinas. 

O Ministério da Educação e Ciência salienta que estes resultados mostram ainda a existência de uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes, o que vem confirmar a necessidade de as escolas identificarem cada vez mais cedo essas dificuldades nos primeiros anos do ensino básico, aplicando as medidas de apoio definidas e implementadas pelas escolas desde 2012. 

Analisando as classificações mais elevadas, contudo, verifica-se uma subida de 23 para 26 por cento dos alunos com notas de nível 4 e 5 a Português, e de 26 para 27 por cento a Matemática. O nível 4 corresponde a uma classificação entre os 70 e os 89 pontos e o nível 5 entre os 90 e os 100, numa escala de zero a 100 pontos. 

Na prova de Português observou-se que 77% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%, e que metade dos alunos obteve classificação igual ou superior a 50% na prova de Matemática. Verificou-se também, em ambas as disciplinas, uma elevada proximidade entre as classificações internas dos alunos e as classificações obtidas nas Provas Finais, com coeficientes de correlação significativos de 0,78 e de 0,60 a Matemática e a Português, respetivamente. 

No processo de classificação das provas finais do 3.º ciclo estiveram envolvidos 4 557 professores classificadores do 3.º ciclo do ensino básico, cujo empenhado trabalho foi fundamental para um rigoroso cumprimento dos prazos previstos para afixação das pautas. Na totalidade das provas finais do 3.º ciclo do ensino básico estiveram ainda envolvidos cerca de 10 000 docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas, cujo papel e desempenho foi fundamental para que a 1.ª fase tenha decorrido sem problemas de maior. 

As provas finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico de 2015 foram realizadas em 1 279 escolas localizadas em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e nas escolas no estrangeiro com currículo português. 

O MEC salienta que as provas de avaliação externa têm como principal objetivo orientar alunos e professores no seu trabalho e, simultaneamente, as escolas, o IAVE e o MEC. A todos cabe uma reflexão, uma análise e uma resposta não precipitada, que conduza a melhorar o ensino destas importantes disciplinas e os seus resultados."


Resultados das Provas do 3.º Ciclo Tipo: PDF, Peso: 101,76Kb

via portal do governo...

Sem comentários:

Enviar um comentário