"O ministro da Educação garantiu hoje que nenhum estudante vai ficar de fora do sistema de ensino por não existirem turmas e salientou que o processo vai ser redimensionado em função das necessidades específicas de cada escola.
Nuno Crato, que falava à margem da cerimónia de investidura do reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, afirmou que "é um processo natural que está em curso".
A imprensa de hoje noticia que o despacho da rede escolar do Ministério da Educação para o próximo ano, que chegou às escolas na sexta-feira ao final da tarde, define cortes nas turmas no ensino regular e nas turmas de cursos profissionais e Cursos de Educação e Formação (CEF).
Com o despacho, os directores de turma das escolas viram não ser aprovadas turmas que já tinham sido constituídas e com alunos matriculados.
O ministro da Educação e Ensino Superior negou ter feito qualquer despacho e referiu que está em curso um processo de constituição de turmas nas diversas escolas básicas e secundárias do país.
Explicou que houve um primeiro movimento, uma listagem de turmas por parte da Direcção Geral de Estabelecimentos Escolares. Agora, acrescentou, "há escolas que estão a por em questão a redução de algumas turmas e, portanto, isto vai ser redimensionado em função das necessidades específicas de cada escola"
Nuno Crato salientou que a direcção geral "está neste momento a analisar as questões que lhe têm sido colocadas pelas diversas escolas", tratando-se de um processo que, "no essencial, amanhã deve estar terminado""
Sem comentários:
Enviar um comentário