terça-feira, 30 de julho de 2013

nada de relevante se passa (?) [na quietude desta 'silly season']... maioria aprova moção de confiança... no dn...!

"Foi um debate previsível, com a maioria a suster o discurso de ataque às bancadas da oposição, sobretudo à do PS, e lançar apelos a um entendimento para um "compromisso nacional" para levar por diante o "novo ciclo político", traduzido pelo Governo com a moção de confiança.

A moção de confiança foi votada com os votos do PSD e CDS e contra de toda a oposição. Logo depois do anúncio dos resultados alguns populares levantaram-se, com narizes vermelhos de palhaço.

Antes, no debate de quase três horas, Passos Coelho pediu um entendimento com os socialistas no IRC, ao avançar com a descida deste imposto às empresas "para 17% até 2018", antecipando uma descida maior até 2020. António José Seguro aceitou discutir esta reforma, que há muito (sublinhou o líder socialista) é pedida pelo PS, mas juntou de novo a reivindicação de uma baixa do IVA para a restauração.
O primeiro-ministro evitou ao longo do debate responder às duras críticas deixadas pelas cartas de demissão de Vítor Gaspar e Paulo Portas. E sobre o caso dos 'swaps', remeteu esse debate para a comissão parlamentar de inquérito, mas em resposta a Seguro (e depois a outros deputados) afirmou que "Maria Luís Albuquerque tem sido de uma competência exemplar a tratar de um problema que não gerámos mas que iremos resolver"." 



Sem comentários:

Enviar um comentário