segunda-feira, 6 de julho de 2015

consulta pública [divulgação]... conservação da natureza e biodiversidade... via portal do governo...!

2015-07-03 às 15:02

"ESTRATÉGIA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E DA BIODIVERSIDADE EM CONSULTA PÚBLICA


Entrou em consulta pública o projeto de revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ENCNB) que tem como objetivo atualizar e aprofundar o quadro da política nacional de conservação da natureza e da biodiversidade, de acordo com desafios atuais e futuros da sociedade portuguesa e das exigências de desenvolvimento e competitividade da economia nacional, numa ótica sustentável e eficiente da utilização dos recursos, assegurando a resiliência dos ecossistemas naturais e seminaturais e a conservação das componentes da biodiversidade que os suportam.

A estratégia de execução da política de conservação da natureza e da biodiversidade nos próximos anos deverá ter as suas opções ancoradas no Plano Estratégico 2011-2020 da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica e contribuir para a consolidação da agenda do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas pós-2015.

No quadro da União Europeia, a política de biodiversidade de Portugal terá em conta a Estratégia da UE para a Biodiversidade 2020 e os compromissos do 7.º Programa de Ação da UE em matéria de Ambiente, que são base para a prossecução nacional das metas para o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, presidiu à Comissão de Coordenação Interministerial que agora submete a consulta pública a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

A ENCNB assume o compromisso de, até 2050, garantir o estado de conservação favorável da biodiversidade e do património geológico, assegurando a durabilidade do legado intergeracional do património natural. Apresenta assim, 5 Eixos estratégicos:

1. Conservar e Recuperar o Património Natural;
2. Manter, recuperar e valorizar os ecossistemas e seus serviços;
3. Assegurar o uso eficiente e sustentável dos recursos naturais;
4. Aumentar a vigilância e o conhecimento sobre o património natural
5. Intensificar a cooperação e a participação internacional


O projeto de ENCNB estará disponível em www.icnf.pt sendo que o processo de auscultação pública decorrerá até ao dia 27 de julho de 2015, devendo os contributos ser remetidos para encnb@icnf.pt."

Sem comentários:

Enviar um comentário