segunda-feira, 31 de agosto de 2015

informações [educação]... defesa do consumidor... via dge...!

Informação para os jovens consumidores – És um consumidor responsável? A Escolha é tua.



Para além de serem focados alguns direitos do consumidor, a gestão do seu dinheiro, as compras por impulso e as compras online, são também dadas informações sobre navegar na Internet e fazer pírcingues e tatuagens. Sempre com a perspetiva de informar e chamar a atenção para os inúmeros aspetos relacionados com as temáticas abordadas, são também tratados temas como a alimentação e o ambiente. Este documento termina relembrando mais um dos direitos do consumidor, o direito à educação e informação.

A brochura encontra-se no Portal do Consumidor (www.consumidor.pt) e na sua página facebook, onde a DGC disponibiliza mais informação sobre os direitos dos consumidores, o consumo relacionado com os mais jovens e outras matérias relacionadas com a Educação do Consumidor.

informações [educação]... candidaturas [lista] música... via dgeste...!

Lista provisória do processo de candidatura a apoio financeiro a conceder em 2015-2016, no âmbito do contrato de patrocínio – Área da Música




Nos termos da alínea e) do número 2 do art.º 4º da Portaria n.º224-A/2015, de 29 de julho e dos pontos 27 e 30 do Aviso de Abertura do Processo de candidatura a apoio financeiro a conceder 2015/2016, no âmbito do Contrato de Patrocínio, procede-se à divulgação das listas dos resultados provisórios nas áreas da música, da dança e das artes visuais e audiovisuais relativas a esse processo, homologadas nos termos do n.º 4 do art.º 5º da referida Portaria, em 26/08/2015, pelo Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.


informações [educação]... candidaturas [lista] artes visuais... via dgeste...!

Lista provisória do processo de candidatura a apoio financeiro a conceder em 2015-2016, no âmbito do contrato de patrocínio – Áreas da Dança e das Artes Visuais e Audiovisuais




Nos termos da alínea e) do número 2 do art.º 4º da Portaria n.º224-A/2015, de 29 de julho e dos pontos 27 e 30 do Aviso de Abertura do Processo de candidatura a apoio financeiro a conceder 2015/2016, no âmbito do Contrato de Patrocínio, procede-se à divulgação das listas dos resultados provisórios nas áreas da música, da dança e das artes visuais e audiovisuais relativas a esse processo, homologadas nos termos do n.º 4 do art.º 5º da referida Portaria, em 26/08/2015, pelo Senhor Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.


a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Bernardo Ferrão
Por Bernardo Ferrão
Editor
 
31 de Agosto de 2015
 


Quem dá mais? O Novo Banco vai para… 



Anbang ou Apollo?

Hoje é dia de tira teimas. A proposta chinesa da Anbang para a compra do Novo Banco caduca à meia-noite e se as negociações não chegarem a bom porto, o Banco de Portugal, tal como o Expresso noticiou, deverá avançar de imediato para os americanos da Apollo, o candidato seguinte. O Governo – temendo os efeitos na campanha eleitoral – nem quer ouvir falar de um adiamento da venda. Questionado este sábado sobre o processo, Passos Coelho não podia ser mais claro: o resultado da negociação será "o melhor que o Banco de Portugal conseguir alcançar". Uma declaração com duas mensagens claras: Este é um processo da exclusiva responsabilidade de Carlos Costa. E nem pensar em não “concluir essa operação.” A verdade é que as negociações com os chineses (abalados com a crise nas bolsas asiáticas) têm estado num impasse. E já se fala de um prejuízo que pode chegar aos dois mil milhões de euros. Quem o assumirá? O assunto é escaldante e pode (com grande probabilidade) incendiar os palcos da campanha. Logo se verá.

Para já, o que mexe na frente político-partidária são as declarações do eurodeputado Paulo Rangel - "Alguém acredita que se os socialistas estivessem no poder haveria um primeiro-ministro sob investigação?" – que meteu (outra vez) José Sócrates na campanha, ofuscando (outra vez) o discurso que António Costa fazia no acampamento da JS em Santa Cruz (que Marcelo considerou a melhor intervenção da semana). Reagindo ao ataque, o PS falou em “tentativa clara de partidarização da Justiça” e perguntou: Passos concorda com Rangel? Resposta do presidente do PSD: "Creio que o Dr. Paulo Rangel se estava a referir, no essencial, ao clima que se vive e que tem permitido que os cidadãos avaliem o funcionamento da Justiça de uma forma mais positiva do que no passado". Ou seja, o líder do PSD (tal como António Costa que também não falou) não se mete na política de casos, mas nada diz sobre os que o fazem (por ele?). No entanto, Passos haveria de dizer no domingo, no que foi entendido como uma referência a Sócrates, que os “bancos e os Governos não existem para trazer amigos”. Na análise, Marcelo Rebelo de Sousa e Marques Mendes consideram que há perigos em trazer Sócrates para a campanha: esse risco também existe para o PSD se for “inábil” com o assunto, explicou o professor.

Na verdade, Passos Coelho parece mais apostado em usar a Grécia contra o PS de António Costa. Foi o que fez no Pontal e o que voltou a fazer ontem em Castelo de Vide, no encerramento da Universidade de Verão: "Para crescer precisamos de ter financiamento e para ter financiamento temos de pôr as nossas contas em ordem, o resto, como se recordam é uma história para crianças", afirmou, recuperando a expressão que utilizou no início do ano, quando falava sobre o 'irrealismo' das propostas do Syriza de Alexis Tsipras (que ontem pediu maioria absoluta). A Grécia, que vai a eleições a 20 de setembro, tornou-se determinante para a estratégia da direita.

Nota ainda para o habitual apelo ao voto, com atenções concentradas nos indecisos. Passos falou aos do centro-esquerda – que “não são do PSD e CDS” – pondo a tónica nas desigualdades sociais. E António Costa (que defendeu reformas para travar a emigração de jovens qualificados) também rumou ao centro invocando o Papa Francisco e António Guterres.

Last but not least: as Presidenciais. Depois do anúncio de Santana Lopes de que não é candidato, Marcelo Rebelo de Sousa falou da decisão difícil do Provedor. E argumentou que Santana - que ainda tem “à sua frente um futuro político” - defende “um estilo de Presidente que obrigava a uma revisão constitucional.” Ou seja, “ele ia avançar para uma função que não podia exercer como ele queria.” Marcelo reconhece também que os potenciais candidatos do centro-direita "terão exatamente as mesmas dificuldades". Rui Rio continua em silêncio.


OUTRAS NOTÍCIAS
O preço da gasolina desce a partir de hoje cinco cêntimos por litro - a maior descida do ano - enquanto o do gasóleo rondará os três cêntimos.

A noite fica marcada por novo tiroteio, agora em Leiria, que fez um morto e um ferido em estado grave. No sábado, na Quinta da Conde em Sesimbra, um desentendimento por causa de um cão, levou à morte de um militar da GNR, um agente da PSP e o seu filho.

O incêndio em Coimbra que, este fim de semana, esteve muito perto de habitações e levou ao corte da circulação na A13, está finalmente dominado e em fase de rescaldo.

O Papa disse ontem que o drama dos 71 refugiados na Áustria “ofende toda a Humanidade”. E pediu uma “cooperação eficaz”. Os ministros do Interior da UE decidiram entretanto discutir a 14 de setembro a crise migratória. É isso mesmo: decidiram discutir (!).

No Iémen um ataque aéreo da coligação liderada pelos sauditas matou mais de 36 pessoas.

O Kremlin revelou uma fotogaleria imperdível. As imagens mostram o Presidente russo Vladimir Putin (com a popularidade em queda) e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev a treinarem juntos num ginásio, na casa de férias de Putin em Sochi. Depois do exercício nas máquinas, fazem um barbecue e a cena termina à mesa, com um brinde de… chá (e a vodka?).

Da Ucrânia chega-nos este vídeo (daqueles: “Coisas que não se devem fazer”) de um rapaz de 18 anos, vlogger, que decidiu trepar para um comboio em andamento, saltando de carruagem em carruagem e filmando tudo. É claro que já está a ser um sucesso nas redes sociais.

Taylor Swift venceu o vídeo do ano nos prémios da MTV com o 'clip' "Bad Blood". A cerimónia foi este ano apresentada por Miley Cirus.

Wes Craven, lenda do cinema de terror, morreu esta noite, aos 76 anos. Craven, foi director de filmes de terror icónicos como as séries "Scream" ou "Pesadelo em Elm Street".


FRASES
"O PSD e o CDS, os partidos do Governo, vão levar uma banhada, vão sofrer uma derrota pesada nestas eleições", Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

“Dizer, depois do que fizeram, PSD e CDS nestes quatro anos e meio, que se candidatam para diminuir as desigualdades, é como dizer que temos um problema na regulação da banca e candidatar Oliveira e Costa ou Ricardo Salgado para o Banco de Portugal.", Catarina Martins, líder do BE.

"A competitividade nunca foi uma grande preocupação em Portugal”, Albert Jaeger, representante do FMI em Portugal ao Económico.


O QUE ANDO A LER
Nos por cá, que tanto falamos de Presidenciais, temos a sorte (digo eu) de estarmos, literalmente, a milhas de distância do que se está a passar nos Estados Unidos, com a corrida às primárias republicanas. É verdade que também temos, de vez em quando, uns iluminados com laivos populistas, mas nada que se compare com o inacreditável Donald Trump. O multimilionário que reciclou para a sua campanha o slogan de 1980 de Ronald Reagan: “Make America Great Again”. E como é que ele quer fazer isso? Bem… ele diz que “como presidente, serei o maior promotor de emprego que Deus alguma vez criou”. Ele diz que todos os mexicanos que tentam passar a fronteira são traficantes assassinos e violadores, ele (também) quer construir um muro na fronteira com o México, ele jura que nunca mais vai comer oreos (porque a empresa quer deslocalizar a produção para o México), ele expulsa jornalistas das conferências de imprensa (porque são latinos e porque estão “combinados” com Hilary Clinton), ele até sugeriu que a moderadora de um debate, que o questionou de forma hostil, só o fez porque estava com a menstruação. Enfim... pelo menos uma vez acertou em cheio: quando escreveu na sua conta do Twitter, “divirtam-se!”. De facto só mesmo para rir.

O mais incrível é que as sondagens mostram Trump (que no final da semana passada deu uma entrevista a Sarah Palin) como o favorito dos 17 candidatos republicanos. E porque? Bem, recomendo-lhe que leia este interessante artigo da “The New Yorker” que explica como ganha forma a coligação nacionalista de Trump. E pode também ouvir este podcast de dois analistas norte-americanos que analisam o fenómeno e acrescentam que o grosso dos apoiantes do republicano se divide em dois grupos: eleitores sem escolaridade e os americanos que sentem ameaçados pela imigração.

Boas leituras.

coisas da adse... informações [que serão sempre úteis]... via mensagem...!

ADSE - informação
Edição nº2 - agosto 2015

Dedução Fiscal em sede de IRS 2015
Requisitos dos Documentos de Despesa em atos ou cuidados de saúde
De acordo com as alterações introduzidas pela Lei do Orçamento de Estado para 2015 ao Código do Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (CIRS), as despesas de saúde e os encargos com lares apenas são dedutíveis se os documentos forem comunicados à Autoridade Tributária pelos prestadores e fornecedores de serviços e bens de saúde.

Também a ADSE tem de comunicar à Autoridade Tributária os montantes dedutíveis à coleta na parte da despesa comparticipada e não comparticipada.

Assim, para o apuramento de documentos cujas despesas são dedutíveis:

  • Os prestadores e fornecedores de serviços e bens de saúde necessitam ter um Código de Atividade Económica (CAE) compatível com essa prestação de serviços ou venda de bens de saúde
  • O documento de despesa tem de ser emitido com o NIF do beneficiário
  • O documento de despesa tem de constar no portal da E-Fatura
Os prestadores e fornecedores de serviços e bens de saúde não podem recusar a colocação do NIF dos beneficiários, de acordo com o disposto no n.º 16, do artigo 36º, do Código do Imposto do Valor Acrescentado (CIVA).
 

Exemplo 1:
Um beneficiário tem:

Despesas de saúde no E-fatura no valor de 1.000,00€, cujos documentos não foram enviados para a ADSE para pedir comparticipação.
Despesas de saúde no E-fatura no valor de 800,00€, cujos documentos foram enviados para a ADSE para pedir comparticipação e cujo reembolso foi de 200,00€.
Totaliza assim 1.800,00€ no E-fatura
Dedução de encargos de saúde obtida (Documentos com NIF)
Valor E-Fatura não remetido Valor E-Fatura remetido Reembolso ADSE Total de despesas dedutíveis Valor dedutível à coleta (15% despesas de saúde)
1000 € 800 € 200 € 1800 € - 200 € = 1600€ 240 €
Exemplo 2:
Um beneficiário tem:

Despesas de saúde no E-fatura no valor de 1.000,00€, cujos documentos não foram enviados para a ADSE para pedir comparticipação.
Despesas de saúde que não constam no E-fatura (emitidas sem NIF) no valor de 800,00€, cujos documentos foram enviados para a ADSE para pedir comparticipação e cujo reembolso foi de 200,00€.
Totaliza assim 1.000,00€ no E-fatura
Dedução de encargos de saúde obtida (Documentos com NIF e Documentos sem NIF)
Valor E-Fatura não remetido Valor E-Fatura (sem NIF) remetido Reembolso ADSE Total de despesas dedutíveis Valor dedutível à coleta (15% despesas de saúde)
1000 € 800 € 200 € 1000 € - 200 € = 800€ 120 €

legislação [geral]... de interesse para muito boa gente... no dre...!

Diário da República n.º 169/2015, Série I de 2015-08-31 



Assembleia da República 

Segunda alteração ao Estatuto da Ordem dos Médicos, conformando-o com a Lei n.º 2/2013, de 10 de janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais, revogando o Decreto-Lei n.º 217/94, de 20 de agosto
 
Assembleia da República 

Procede à trigésima oitava alteração ao Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro, à oitava alteração à Lei n.º 25/2008, de 5 de junho, e à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 228/2000, de 23 de setembro, prevendo medidas específicas com vista ao reforço da estabilidade do sistema financeiro português
 
Assembleia da República 

Aprova o Código Cooperativo e revoga a Lei n.º 51/96, de 7 de setembro

sábado, 29 de agosto de 2015

o assunto do dia [coisas da (des)educação]... os dramas de um ciclo reiteradamente repetido...!



no público...


assunto a acompanhar na imprensa [escrita ou digital]... façam favor, dado que não me vou dar ao trabalho de editar mais do que esta entrada, por hoje.

leitura [educação]... lista das escolas com créditos horários...!

informações [educação]... créditos de horas das escolas, via comunicado do mec... via portal do governo...!

2015-08-23 às 18:56


MEC INFORMA ESCOLAS SOBRE OS VALORES DOS CRÉDITOS HORÁRIOS ADICIONAIS


Foram agora comunicados às escolas os valores dos créditos horários adicionais que lhes foram atribuídos de acordo com o sistema de incentivos à melhoria dos resultados escolares e da eficiência da gestão de recursos.
Desde 2012 que o Ministério da Educação e Ciência tem vindo a atribuir estes créditos como instrumento de apoio e incentivo, integrado num conjunto de medidas dedicadas a incrementar a qualidade do ensino, designadamente no que se refere à definição de orientações estratégicas adequadas, a uma boa gestão pedagógica e a uma correta utilização dos recursos. A análise dos resultados alcançados pelas escolas este ano mostra progressos significativos nos resultados dos alunos e na eficiência de gestão.
Este é mais um ano em que se concede crédito horário adicional às escolas que nesses critérios superaram patamares elevados de exigência, sendo de salientar progressos assinaláveis no que refere à melhoria de resultados nas provas e exames externos e na redução dos casos de alunos em situação de abandono ou de risco de abandono.  
A política de autonomia que ano após ano tem vindo a ser definida na organização do ano letivo tem permitido a cada escola concretizar os projetos e os apoios necessários que melhor se adaptam aos seus alunos. Para tal têm sido garantidas a todas as escolas um conjunto de horas de crédito horário semanal base, dependente da diversidade dos fatores próprios de cada uma e um conjunto de horas de crédito adicionais, que constituem o reconhecimento dos progressos e incentivos a maiores sucessos.
Esta política de créditos adicionais tem procurado garantir uma continuidade dos incentivos atribuídos às escolas, tendo por objetivo a qualidade do ensino e a melhoria dos resultados escolares. Assim, um crédito horário semanal adicional é atribuído em função de vários fatores: a capacidade de gestão dos recursos, a evolução dos resultados escolares, a aferição dos resultados internos com os externos, o sucesso escolar alcançado pelos alunos, a redução da percentagem de alunos em abandono, ou o risco de abandono escolar, que são decisivas para o seu apuramento. 
Sendo este o quarto ano de execução desta política, em que foram progressivamente estabelecidas alterações na organização do ano lectivo para que, no âmbito da sua autonomia, cada escola, de forma mais livre e mais responsável, tome as opções de organização curricular que melhor se adaptem às características dos seus alunos, o MEC regista com agrado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em cada escola, tanto na gestão dos recursos, como na melhoria dos resultados escolares. 
As horas de crédito horário para o ano letivo 2015/2016 agora comunicadas às escolas resultam da análise da necessidade de horas para gestão (KxCAPg), de que as escolas foram informadas a 30 de junho, e da análise dos progressos obtidos, verificados para cada uma através dos indicadores de eficácia educativa (EFI) e de redução de alunos em abandono ou risco de abandono (RA), de que as escolas foram agora informadas. 
A parcela referente à gestão (KxCAPg) tem em conta indicadores de capacidade de gestão dos recursos docentes e o número de turmas, compensando as horas de redução da componente letiva por antiguidade.
Uma análise do indicador da capacidade de gestão dos recursos docentes mostra que 423 escolas usam pelo menos 99% das horas de que dispõem. Este número representa 52% do total de escolas denotando, tal como já se tinha verificado no ano passado, um aumento relativamente ao ano de 2014, onde essa percentagem foi de 48%. 
Para o próximo ano, através desta parcela do crédito identificaram-se 43 escolas que receberam mais de 88 horas (valor máximo estipulado nos despachos anteriores a 2012). Destas, 26 receberam mais de 110 horas, numa média de 152 horas, tendo uma delas atingido o valor máximo de 250 horas, fruto da conjugação de uma boa capacidade de gestão com o facto de terem um corpo docente relativamente jovem, com poucas horas de redução da componente letiva por antiguidade.
No que se refere à atribuição dos créditos EFI e RA, estas são componentes do crédito que resultam dos progressos obtidos em cada uma das escolas. Dependem de variáveis como a evolução dos resultados escolares, a aferição dos resultados internos com os externos, do sucesso escolar alcançado pelos alunos e da redução da percentagem de alunos em abandono ou em risco de abandono escolar. 
De notar que, logo no despacho normativo n.º 13/A/2012, de 5 de junho, houve a preocupação de incentivar o bom trabalho educativo em todos os níveis de escolaridade oferecidos pela escola. Assim, uma escola que tenha alunos a realizar exames tanto no ensino básico como no secundário terá uma majoração de crédito se conseguir superar os critérios definidos em ambos os níveis de ensino.
A fim de tornar público o trabalho das escolas no que se refere à sua eficácia educativa, identificam-se em anexo as listas das que superaram os critérios definidos no despacho n.º 10-A/2015, de 19 de junho, para a atribuição de crédito horário na componente eficácia educativa (EFI).



Lista de escolas com créditos Tipo: PDF, Peso: 345,98Kb

apesar de as indicações parecerem ser de regresso em pleno... tal não vai acontecer, para já...!

havia declarado o 'retorno' para setembro e apareci mais cedo do que o esperado... sem qualquer incómodo, diga-se...

no entanto vou ter muito trabalho pela frente e não vou poder editar regularmente, como de costume, aqui no blogue [não só vou ter de pensar os tempos que a ele tenho dedicado como dar prioridade selectiva a assuntos que não me tomem muito tempo de edição, por exemplo]...

para além de outras tantas tarefas que continuam por concluir.

vamo-nos lendo... e espero acompanhar, no mínimo, o arranque deste ano lectivo [como tem sido norma].




no sol...

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

à atenção dos professores [concursos]... colocações [listas]... via dgae...!

Publicitação das listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação, Não Colocação, Desistências, Retirados, Renovação e Colocação Administrativa de Mobilidade Interna e Contratação Inicial 2015/2016



Mobilidade Interna - ano escolar de 2015/2016


Contratação Inicial - ano escolar de 2015/2016



 Publicitação das listas definitivas de Mobilidade Interna 2015/2016



Listas definitivas de Ordenação, Exclusão, Colocação e Não Colocação

100 - Educação Pré-Escolar Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
110 - 1º Ciclo do Ensino Básico Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
120 - Inglês (1º Ciclo do Ensino Básico) Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
200 - Português e Estudos Sociais-História Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
210 - Português e Francês Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
220 - Português e Inglês Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
230 - Matemática e Ciências da Natureza Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
240 - Educação Visual Tecnológica Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
250 - Educação Musical Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
260 - Educação Física Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
290 - Educação Moral e Religiosa Católica Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
300 - Português Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
310 - Latim e Grego Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
320 - Francês Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
330 - Inglês Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
340 - Alemão Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
350 - Espanhol Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
400 - História Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
410 - Filosofia Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
420 - Geografia Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
430 - Economia e Contabilidade Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
500 - Matemática Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
510 - Física e Química Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
520 - Biologia e Geologia Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
530 - Educação Tecnológica Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
540 - Eletrotecnia Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
550 - Informática Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
560 - Ciências Agropecuárias Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
600 - Artes Visuais Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
610 - Música Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
620 - Educação Física Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
910 - Educação Especial Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
920 - Educação Especial Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação
930 - Educação Especial Ordenação Exclusão Colocação Não Colocação

Lista definitiva de Retirados - Consulte


Lista definitiva de Colocação Administrativa - Consulte



Publicitação das listas definitivas de Contratação Inicial 2015/2016



Listas definitivas de Ordenação, Colocação e Não Colocação

100 - Educação Pré-Escolar Ordenação Colocação Não Colocação
110 - 1º Ciclo do Ensino Básico Ordenação Colocação Não Colocação
120 - Inglês (1º Ciclo do Ensino Básico) Ordenação Colocação Não Colocação
200 - Português e Estudos Sociais-História Ordenação Colocação Não Colocação
210 - Português e Francês Ordenação Colocação Não Colocação
220 - Português e Inglês Ordenação Colocação Não Colocação
230 - Matemática e Ciências da Natureza Ordenação Colocação Não Colocação
240 - Educação Visual Tecnológica Ordenação Colocação Não Colocação
250 - Educação Musical Ordenação Colocação Não Colocação
260 - Educação Física Ordenação Colocação Não Colocação
290 - Educação Moral e Religiosa Católica Ordenação Colocação Não Colocação
300 - Português Ordenação Colocação Não Colocação
310 - Latim e Grego Ordenação Colocação Não Colocação
320 - Francês Ordenação Colocação Não Colocação
330 - Inglês Ordenação Colocação Não Colocação
340 - Alemão Ordenação Colocação Não Colocação
350 - Espanhol Ordenação Colocação Não Colocação
400 - História Ordenação Colocação Não Colocação
410 - Filosofia Ordenação Colocação Não Colocação
420 - Geografia Ordenação Colocação Não Colocação
430 - Economia e Contabilidade Ordenação Colocação Não Colocação
500 - Matemática Ordenação Colocação Não Colocação
510 - Física e Química Ordenação Colocação Não Colocação
520 - Biologia e Geologia Ordenação Colocação Não Colocação
530 - Educação Tecnológica Ordenação Colocação Não Colocação
540 - Eletrotecnia Ordenação Colocação Não Colocação
550 - Informática Ordenação Colocação Não Colocação
560 - Ciências Agropecuárias Ordenação Colocação Não Colocação
600 - Artes Visuais Ordenação Colocação Não Colocação
610 - Música Ordenação Colocação Não Colocação
620 - Educação Física Ordenação Colocação Não Colocação
910 - Educação Especial Ordenação Colocação Não Colocação
920 - Educação Especial Ordenação Colocação Não Colocação
930 - Educação Especial Ordenação Colocação Não Colocação

Lista definitiva de Desistências - Consulte

Lista definitiva de Retirados - Consulte


Lista definitiva de Renovação - Consulte