O espetáculo do medo. Mas continuamos a ter o comando para mudar de canal
Francisco Sena Santos
|
Vivemos um tempo em que as tragédias nos chegam transformadas pelos media em espetáculo. Tivemos na última semana exemplos de sobra dessa exploração mediática da dor e da morte. Tanto com um desastre rodoviário numa estrada de França como com os atentados em Bruxelas. Foquemo-nos nos atentados na capital europeia: sabemos que os terroristas contam com a ação dos media para amplificar a sua agressiva mensagem de terror e gerar a onda de medo. Os terroristas servem-se da lógica dos media, conhecem-lhes a gramática, exploram os mecanismos psicológicos. Questão: como pode o jornalismo tratar a informação sobre os ataques terroristas sem ao mesmo tempo servir a propaganda pretendida pela perversa agenda dos agressores? | Continuar a ler... |
As escolhas de Francisco Sena Santos
O Nobel turco Orham Pamuk constata no El País: “a crise migratória está a comer os valores da Europa”. É uma entrevista para ler aqui.
A reconquista de Palmira revela que a jóia arqueológica no deserto sírio não estará tão irremediavelmente devastada quanto se temia. A cidade antiga, apesar de profanada, sobrevive à barbárie.
Mick Jagger levou a Cuba a voz que canta the times are changing. Mas também mudam nos EUA: os êxitos de Bernie Sanders mostram como a política dos Estados Unidos tem novas regras. O senador progressista continua a seduzir eleitores e a encravar a prevista marcha triunfal de Hillary Clinton.
A pessoa que dá corpo à personagem do vilão Frank Underwood: Kevin Spacey, o ator que abre portas a jovens talentos.
A primeira página escolhida hoje no SAPO JORNAIS. Luaty Beirão condenado
a cinco anos e seis meses de prisão e outros 16 activistas enfrentam
penas de dois a oito anos. "Só um regime covarde enjaula assim", comenta no Expresso o diretor, Pedro Santos Guerreiro. Em Angola, é mostrado assim. E assim.
via mensagem do sapo 24...
e o tema do dia, desgraçadamente...
Tema do dia
[Sociedade] | Publico
|
Há mais pessoas a pedir ajuda porque sofrem agressões dos filhos
Por
dia, quase três idosos, três crianças e jovens e 14 mulheres são
vítimas de violência. Relatório da APAV apresentado nesta terça-feira.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário