quarta-feira, 16 de março de 2016

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 37 — 15/03/2016


Informações Gerais

 
 
Prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia”
 
Com o objetivo de promover o gosto pelas engenharias em fases mais a montante do percurso escolar, nomeadamente nos primeiros anos em que os alunos começam a ganhar contacto com áreas mais laboratoriais e de experimentação, a COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação - e os seus Associados, em parceria com o Ministério da Educação, promovem a atribuição de um Prémio e a realização do Concurso correspondente.
 
Deste modo, o Prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia” destina-se a premiar atividades de âmbito escolar a desenvolver durante o ano letivo 2015/2016, pelo que, para garantirem a sua participação no concurso, os projetos/produtos/protótipos candidatos devem desenvolver-se ao longo de todo o ano letivo de 2015/2016.
 
Embora as candidaturas sejam de estudantes, elas têm de ser canalizadas pelas escolas, com o que se pretende valorizar a escola e o trabalho escolar. Os estudantes têm de se submeter a concurso acompanhados dos seus professores, sendo premiados uns e outros, bem como as escolas e os agrupamentos escolares, pelo projeto que tenham desenvolvido ou que venham a desenvolver, e que apresentarem, para o ensino destas matérias, incluindo a criatividade, e os meios de que consigam rodear-se.
 
Os processos de candidatura deverão ser submetidos até ao dia 30 de junho de 2016.
 
V Congresso da Ordem dos Biólogos
 
O V Congresso da Ordem dos Biólogos irá decorrer entre os dias 7 e 9 de abril de 2016, na Universidade de Évora, e incluirá também a I Cimeira Ibérica de Biólogos.
 
Este Congresso constituirá uma oportunidade para os biólogos apresentarem trabalhos e discutirem temas nas áreas do Ambiente, da Educação, da Biologia Humana e Saúde e da Biotecnologia, no contexto dos novos desafios colocados pelas alterações climáticas e socio-económicas. Assistir-se-á a conferências plenárias de biólogos portugueses e espanhóis e comunicações orais e em poster, selecionadas de entre as submetidas pelos congressistas, incluindo áreas tão diversas como a Biologia Marinha, Bioinformática, Ciências da Educação para a Biologia, Agricultura, entre outras. A submissão de resumos e inscrição nos workshops podem ser feitas até ao próximo dia 20 de março.
 
Neste Congresso são particularmente incentivadas participações de Professores do Ensino Secundário e de estudantes de Biologia, que terão oportunidade de apresentar o seu trabalho, falar com empresários da Bioeconomia e discutir os desafios que se apresentam ao futuro da profissão, pelo que o Congresso encontra-se acreditado como ação de 25h, pelo CCPFC para os professores dos grupos disciplinares 230, 520 e 560. A presença apenas no sábado (Educação) conferirá a atribuição de um certificado de ação de curta duração de 6 horas, reconhecida pelo CFOBIO, aos professores participantes.
 
 
O Museu da Marioneta e o Museu das Comunicações uniram-se para dar as melhores férias da Páscoa às crianças entre os 6 e os 12 anos, com ateliers dedicados ao cinema de animação.
 
Pintura, desenho, fotografia, música, palavras, histórias, personagens… os elementos reunidos num filme de animação comunicam diferentes mensagens que cada um de nós interioriza de forma diferente: uma espécie de segredo só nosso. Nestas férias, a proposta é descobrir os segredos que os filmes de animação têm para contar. Preparados para experimentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário