sábado, 19 de março de 2016

informações [educação]... no boletim do cirep...!

Boletim Informativo n.º 38 — 16/03/2016


Informações Gerais

 
Refugiados – Guia de Acolhimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário
 
No âmbito da Agenda Europeia para as Migrações, a Direção-Geral da Educação (DGE) divulgou o Guia de Acolhimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Ensino Secundário, que  se constitui como uma ferramenta de apoio às escolas e aos docentes, tendo em vista o acolhimento e a inclusão de crianças e jovens refugiados no sistema educativo português.
 
Esta publicação  encontra-se disponível  no site da Direção-Geral da Educação, em http://www.dge.mec.pt/agenda-europeia-para-migracoes (2. Medidas de Acolhimento).
 
Em Forma com a Ciência - Exposição interativa
 
Sabe o que são atos reflexos? E para que serve o ADN? Explorar, questionar e interagir são os objetivos da exposição principal do Exploratório que lhe dá estas e outras respostas sobre o corpo humano! Ao longo de mais de 800 m2 vai descobrir, por exemplo, quais os alimentos que contêm mais ferro ou qual o volume de ar que existe nos seus pulmões! Curioso? 
 
Partindo de uma “praça central” onde se localiza o Cérebro, a exposição divide-se por sete alamedas com vários módulos que retratam os vários sistemas do corpo humano, as suas funções e morfologias. De seguida, verá o que poderá encontrar nesta exposição, mas fica desde já o desafio: parta à descoberta do corpo humano através de várias experiências participativas! Vai ver que no final vai ficar EM FORMA COM A CIÊNCIA!
 
 
Durante as férias da Páscoa, a Casa-Museu Anastácio Gonçalves organiza atividades especialmente dirigidas aos mais novos: desenho, pintura, escultura, projetos, maquetas, escrita criativa, são algumas das propostas.
 
“Paisagens esculpidas”, “Casa de Sonho”, “Medalhas 3D da China” e “Onde se escondem as histórias” são as atividades a levar a cabo nas semanas de 21 de março a 1de abril. As inscrições encontram-se abertas.
 
 

Boletim Informativo n.º 39 — 17/03/2016


Informações Gerais

 
Segurança no mundo digital
 
Com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação seguras no mundo digital, o Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro Internet Segura, está a promover mais uma edição da iniciativa nacional designada "Naveg@s em Segurança?".
 
As escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias, instituições e outras entidades têm a possibilidade de participar e solicitar, de forma totalmente gratuita, a realização de sessões de sensibilização (workshops) dirigidas a crianças e jovens, seniores e também a educadores e comunidade em geral.
 
Nestas sessões de trabalho serão abordados temas relacionados com a segurança no computador pessoal, navegação inteligente/crítica, comunicação online, lazer, redes sociais, vírus e malware.
 
A iniciativa decorre até 15 de junho e as inscrições podem ser feitas até dois dias antes do término da mesma.
 
Seleção Sub30: A nova geração de cientistas vai às escolas!
 
A partir de 2016, há uma nova equipa onde todos jogam alinhados para chegar ao objetivo final: driblar o desconhecimento, golear na ciência e conseguir a melhor marca na divulgação de ciência!
 
No novo projeto do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, jovens investigadores que vestem a camisola pela ciência em Portugal integram a Seleção Sub30 e vão às escolas inspirar as jovens camadas de estudantes para uma carreira ligada à investigação científica.
 
Se pretende que a sua escola receba investigadores da seleção Sub30, não deixe de se inscrever.
 
 
A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social vai levar a cabo a 6.ª Conferência EPIS: "6-10 anos: transformar o futuro!", a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo dia 13 de abril, pelas 09:00. 
 
Com a realização desta conferência, a Associação EPIS quer refletir com professores e educadores sobre o problema do insucesso escolar, partilhando os instrumentos que está a testar para o combater.
 
 
 

Boletim Informativo n.º 40 — 18/03/2016


Informações Gerais

 
Exposição nas montras do Ministério da Educação
 
As montras do edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, acolhem, durante o mês de março, uma exposição da responsabilidade do departamento de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal.
 
Com o intuito de comemorar o IV Centenário da Morte de Miguel de Cervantes Saavedra (1547-1616), o Departamento de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal põe à disposição das escolas portuguesas a exposição itinerante "El Quijote, da ilustração à arte", com um total de 87 imagens em que as aventuras são representadas em pinturas, traduções e cartazes publicitários que têm apoiado o livro mais universal do país vizinho.
 
Para solicitar este material as escolas deverão preencher e enviar um formulário de requerimento, assinado pelo diretor do estabelecimento de ensino.
 
Histórias contadas em poesias inventadas 2016
 
Pelo terceiro ano consecutivo, as Bibliotecas de Lisboa e a Estufa Fria de Lisboa vão comemorar o Dia Mundial da Poesia e o Dia Internacional das Florestas, a 21 de março, realizando uma série de atividades para escolas, para famílias e público em geral, na Estufa Fria, das 14H00 às 18H00.
 
A poesia e a natureza fundem-se num lugar mágico e único, onde as palavras e a beleza do espaço originam momentos de lazer, criatividade e prazer. E em cada canto daquele oásis com mais de 300 espécies, plantam-se rimas e contos e descobrem-se plantas.
 
 
Estão abertas as inscrições para o curso de formação de professores Compreender a Terra através do Espaço no Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva, destinado a professores do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar (códigos de grupo docência 110 e 100). Este curso é gratuito.
 
Com este curso pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas com atribuição de 1 unidade de crédito (acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - CCPFC/ACC-81470/15), na componente específica.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário