quarta-feira, 25 de junho de 2014

coisas da educação... ainda sobre o 'fechamento' de escolas...!


no expresso diário...



"O Ministério da Educação atualizou os dados sobre o número de escolas que foram encerradas desde o início deste Governo. O número sobe para mais de 900. 

O ano letivo que terminou era tido como o único ano da última década em que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) não tinha mandado fechar escolas do primeiro ciclo. Contudo, segundo os dados disponibilizados pelo MEC já após o fecho da edição do Expresso Diário de ontem, no ano letivo de 2013/14 foram afinal encerradas 142 escolas, o que faz aumentar para mais de 900 o número total de escolas que deixaram de funcionar desde 2011, durante o mandato do atual Governo.

Os números finais, apresentados pela tutela, apontam para o encerramento de 923 escolas desde 2011. O Expresso noticiou ontem que foram encerradas 847, partindo das listas que foram sendo divulgadas pelo MEC para os anos letivos de 2011/12, 2012/13 e para o próximo de 2014/15. A essas agora juntam-se as escolas fechadas em 2013/14. 

Entre os totais apresentados nas listas e os números finais apresentados pelo Ministério, a diferença no número poderá ser justificada pelos casos de escolas que, durante o processo, tenham acabado por não fechar. Mesmo as 142 escolas que o Ministério aponta terem encerrado este ano são ainda um número "provisório", explica o MEC, visto poder ter havido "autorizações excecionais de funcionamento". 

O Expresso pediu ao Ministério a lista de escolas encerradas em 2013/14, para perceber as suas localizações, mas não a recebeu até ao fecho desta edição. Com base nos restantes anos, e já a contar com as 311 escolas que já não vão abrir no próximo ano, Porto e Viseu são os distritos mais afetados. 

O encerramento das escolas com menos de 21 alunos resulta da reorganização da rede escolar que arrancou em 2005, ainda durante o anterior Governo, e que já levou ao encerramento de mais de 4 mil escolas. Um dos motivos apontados é a relação que existe entre o número baixo de alunos numa escola e o seu insucesso escolar."


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