quinta-feira, 26 de junho de 2014

coisas da educação... da profissionalidade docente e do reconhecimento...!


no público 'online'...

"A esmagadora maioria dos professores do 3.º ciclo em Portugal considera que a profissão é desvalorizada pela sociedade. No relatório TALIS (Teaching and Learning International Survey) de 2013, publicado nesta quarta-feira pela OCDE, só 10,5% dos inquiridos portugueses é que acha que a sociedade valoriza quem ensina, quando a média dos 34 países analisados se situa nos 30,9%.

Apesar disso, em Portugal, 70,5% dos docentes considera que as vantagens de ser professor claramente ultrapassam as desvantagens – a média é 77,4%. Questionados sobre se pudessem decidir outra vez, continuariam a escolher ser professores, 71,6% acabou por responder afirmativamente (a média é 77,6%). Mas, mesmo assim, há 44,5% que se pergunta se teria sido ou não melhor escolher outra profissão, contra uma média de 31,6%. E há 16, 2% que se arrepende de ter feito esta opção – neste caso, a média é de 9,5%.

Apesar de se sentirem mais desvalorizados pela sociedade do que a média dos restantes países, estes docentes estão mais satisfeitos com a profissão que têm do que a maioria dos colegas estrangeiros. Em Portugal, 94,1% dos docentes portugueses deste nível de ensino estão satisfeitos com a profissão, sendo a média ligeiramente inferior (91,1%).


Desproporção entre professoras e directoras

O relatório também indica que o típico professor do 7.º ao 9.º ano em Portugal é uma mulher de 45 anos, com 19 anos de experiência em ensinar e com formação em ensino. E que há uma desproporção entre o número de mulheres professoras e aquelas que são directoras de escolas. Em Portugal, 73,2% destes docentes são mulheres (a média é 68,1%), mas apenas 39,4% são directoras de escolas (contra 49,4%).


Em Portugal, a idade das mulheres em cargos de direcção nas escolas ronda os 52 anos (nos restantes países, é cerca de 51,5) e têm sete anos de experiência naquela função, quando a média é 8,9. Ou seja, as directoras são ligeiramente mais velhas e ocupam menos tempo aquelas funções.

Na maioria dos países, os directores frequentam um programa/curso de formação de professores antes de assumirem o cargo, mas em Portugal 45% dos directores nunca o fez. E só 40% dizem ter tido formação para a liderança (a média é 67.1%).
Em comparação, a maioria dos directores está satisfeita com o trabalho que tem – 98,1% para uma média de 95,6%  e 30,4% acreditam que ser professor é valorizado na sociedade, sendo a média de 44%."


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