no público 'online'...
"A esmagadora maioria dos professores do 3.º ciclo em Portugal considera que a profissão é desvalorizada pela sociedade. No relatório TALIS (Teaching and Learning International Survey) de 2013,
publicado nesta quarta-feira pela OCDE, só 10,5% dos inquiridos
portugueses é que acha que a sociedade valoriza quem ensina, quando a
média dos 34 países analisados se situa nos 30,9%.
Apesar disso, em Portugal, 70,5% dos docentes
considera que as vantagens de ser professor claramente ultrapassam as
desvantagens – a média é 77,4%. Questionados sobre se pudessem decidir
outra vez, continuariam a escolher ser professores, 71,6% acabou por
responder afirmativamente (a média é 77,6%). Mas, mesmo assim, há 44,5%
que se pergunta se teria sido ou não melhor escolher outra profissão,
contra uma média de 31,6%. E há 16, 2% que se arrepende de ter feito
esta opção – neste caso, a média é de 9,5%.
Apesar de se sentirem
mais desvalorizados pela sociedade do que a média dos restantes países,
estes docentes estão mais satisfeitos com a profissão que têm do que a
maioria dos colegas estrangeiros. Em Portugal, 94,1% dos docentes
portugueses deste nível de ensino estão satisfeitos com a profissão,
sendo a média ligeiramente inferior (91,1%).
Desproporção entre professoras e directoras
O
relatório também indica que o típico professor do 7.º ao 9.º ano em
Portugal é uma mulher de 45 anos, com 19 anos de experiência em ensinar e
com formação em ensino. E que há uma desproporção entre o número de
mulheres professoras e aquelas que são directoras de escolas. Em
Portugal, 73,2% destes docentes são mulheres (a média é 68,1%), mas
apenas 39,4% são directoras de escolas (contra 49,4%).
Em
Portugal, a idade das mulheres em cargos de direcção nas escolas ronda
os 52 anos (nos restantes países, é cerca de 51,5) e têm sete anos de
experiência naquela função, quando a média é 8,9. Ou seja, as directoras
são ligeiramente mais velhas e ocupam menos tempo aquelas funções.
Na
maioria dos países, os directores frequentam um programa/curso de
formação de professores antes de assumirem o cargo, mas em Portugal 45%
dos directores nunca o fez. E só 40% dizem ter tido formação para a
liderança (a média é 67.1%).
Em comparação, a maioria dos
directores está satisfeita com o trabalho que tem – 98,1% para uma média
de 95,6% e 30,4% acreditam que ser professor é valorizado na
sociedade, sendo a média de 44%."
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