quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista...!

Expresso
Bom dia, já leu o Expresso Curto Bom dia, este é o seu Expresso Curto

João Vieira Pereira
Hoje por João Vieira Pereira
Diretor-Adjunto

 
4 de Fevereiro de 2015
 
Esqueçam Tsipras, a estrela é Varoufakis
 
Bom dia,

Quando acabar de ler este Expresso Curto (mais ou menos 5 minutos) o Santander, o maior banco europeu em capitalização bolsista, lucrou cerca de 55 mil euros e obteve receitas de 251 mil euros . Ainda longe dos resultados recorde da Apple mas mesmo assim impressionante.

Começo com uma notícia de última hora, a queda de um avião em Taiwan. A agência de notícias chinesa avança que morreram 12 das 58 pessoas a bordo. As imagens captadas por um vídeo amador do momento da queda do aparelho da companhia TransAsia são impressionantes.

Mas o assunto do momento é a Grécia. Esqueçam Alexis Tsipras. É Yanis Varoufakis a nova estrela da política internacional. O seu roadshow político-financeiro está a ser bem recebido pelos mercados e o seu plano para a dívida grega considerado brilhante. A bolsa de Atenas fechou ontem o dia a subir 11% e os bancos gregos 18%. Depois de reuniões com os seus homólogos britânico e italiano, o ministro das Finanças grego anunciou que se irá reunir esta quarta-feira com o presidente da comissão europeia Jean-Claude Juncker, e com Mario Draghi que lidera o BCE. As atenções estarão contudo voltadas para o encontro anunciado para quinta-feira com o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schauble.

Mas nem todos estão de acordo com o plano de Varoufakis. A Grécia quer ir ao mercado buscar mais dívida de curto prazo (no valor de 10 mil milhões de euros) para ganhar tempo para negociar um novo plano de resgate.  O BCE está contra. Sem este dinheiro a Grécia sairia do resgate numa situação extremamente complicada. Siga a crise grega aqui.

Por cá, José Sócrates em declarações à SIC ataca violentamente a investigação e as razões da sua prisão preventiva. Na resposta admite ainda que falou com o vice-presidente de Angola intercedendo em nome do Grupo Lena, mas diz que o fez por simpatia e anos depois de ter saído do Governo. Coincidência ou não, também o seu advogado, João Araújo, dá esta quarta-feira uma entrevista ao jornal i, onde defende o seu cliente e no mesmo tom ataca o ministério público e as fugas de informação.

OUTRAS NOTÍCIAS
Pedro Santana Lopes
voltou atrás, mais uma vez. Ao contrário de tudo aquilo que sempre disse, afirmou ontem no seu comentário na SIC Notícias que só decide se avança para Belém em outubro, depois das eleições legislativas. Ainda sobre este tema a TVI diz que António Guterres está fora da corrida a Belém. Uma notícia que surge logo após ter sido confirmado que o seu mandato na Agência da ONU para os refugiados foi prolongado até ao final do ano.

A Jordânia respondeu como tinha prometido à execução do piloto das suas forças armadas pelo Estado islâmico e anunciou ter também executado dois prisioneiros: uma mulher iraquiana condenada pela participação num atentado que matou 60 pessoas e um suposto membro da al-Qaeda. Ontem foi divulgado um vídeo pelo autodenominado Estado Islâmico onde alegadamente o piloto-aviador jordano Moaz al-kasasbeh é queimado vivo.

Nos EUA a agência de rating Standard & Poor’s anunciou ter chegado a um acordo para pagar 1,37 mil milhões de dólares de indemnizações pelo seu papel na avaliação das hipotecas que deram origem à crise financeira de 2008.

Quem está a recuperar é a o preço do petróleo que não para de subir nos últimos 4 dias. Apesar disso a BP anunciou que perdeu mil milhões de dólares nos últimos meses do ano fruto da queda do crude. O New York Times noticia que o atual preço de ouro negro está de alguma forma ligado às negociações que decorrem entre a Arábia Saudita e a Rússia sobre a situação na Síria. Uma possível subida do preço podia ser usada para persuadir Putin a deixar cair o apoio ao presidente Bashar al-Assad.

No Dia Mundial contra o Cancro e o Governo anunciou que vai investir 40 milhões de euros nos três institutos oncológicos do país, em Lisboa, Porto e Faro. Já o Público escreve que metade dos doentes morre sem ter acesso a cuidados paliativos.

Atenção ao frio “polar” que promete gelar Portugal. As temperaturas vão descer. Mas nada que se compare com outras cidades. Aqui pode ver as temperaturas registadas em todas as cidades do mundo. Enquanto escrevo este Expresso Curto a capital do Cazaquistão, Astana, era a mais fria.

Se o frio o mantiver por casa fica a sugestão de um jogo de Monopólio. O clássico está a fazer 80 anos e para comemorar esta data a empresa francesa Hasbro vai colocar à venda versões do jogo de tabuleiro com prémios em dinheiro. Pelo menos uma delas terá 20.580 euros em notas verdadeiras.

Ainda no mundo das revelações a autora do célebre romance To Kill a Mockingbird, vai publicar o seu segundo livro 55 anos depois. A obra de Harper Lee foi escrita nos anos 50 mas o manuscrito tinha sido dado como perdido.

FRASES“Não vejo que o senhor engenheiro José Sócrates se sujeitasse a uma coisa dessas. Não vejo. Andar com uma anilha? Nem os pombos.” João Araújo, advogado de José Sócrates sobre a possibilidade do seu cliente ficar em prisão domiciliária -  Jornal i.

“É o jogador mais caro. É o melhor jogador de sempre. É impossível comprar alguém como ele. Mas se, por alguma razão, o Real Madrid decidisse vendê-lo amanha por 300 milhões (libras) alguém pagaria” Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo - BBC

O QUE DIZEM OS NÚMEROSUma breve incursão à Pordata para alguns dados curiosos sobre divórcios.

A localidade portuguesa com maior número de divórcios por 100 casamentos é Porto Moniz, na Ilha da Madeira, com cerca de 300%. Seguem-se São Roque do Pico, nos Açores, e Borba, no Alentejo, com 280% e 275% respetivamente. Claro que o baixo número de casamentos num ano pode ajudar a explicar este rácio. Em Porto Moniz houve apenas 6 divórcios em 2013.

Vale a pena por isso olhar para os dados dos municípios mais populosos. Lisboa lidera os divórcios com 1.058 (38,7% por cada 100 casamentos). Sintra ocupa a segunda posição em números absolutas, 925 divórcios (110.9% por cada 100 casamentos). E Vila Nova de Gaia em terceiro com 762 divórcios (86,5%). 

O QUE EU ANDO A LER
Um gráfico. Bem na realidade, uma série de gráficos disponibilizados no site da Bloomberg, dos quais destaco este. Acredite que tem leitura para várias horas.

Pain at the Pump

Este gráfico compara o preço de um litro de gasolina em 61 países. A informação está detalhada por preço, por percentagem do salário de um dia que é necessário para comprar um litro de gasolina ou pela percentagem de rendimento anual que se gasta em gasolina. Portugal ocupa o 9º, 24º e 38, respetivamente. Vale a pena ler.
Amanha o Expresso Curto volta com Martim Silva
Tenha um bom dia

Sem comentários:

Enviar um comentário