sexta-feira, 3 de abril de 2015

mas, afinal, o que diz o comunicado do mec?... amén...

2015-04-01 às 20:53

"MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA ACOLHE RECOMENDAÇÕES DA OCDE SOBRE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS


O Ministério da Educação e Ciência acolhe com agrado as recomendações feitas a Portugal pelo Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Angel Gurría, no âmbito da apresentação do Relatório de Diagnóstico do projeto da OCDE intitulado «Estratégia de Competências» (Skills Strategy), em Lisboa.
Frisando que é necessário capacitar as sociedades com as qualificações adequadas para melhorar os parâmetros económicos, sociais e de competitividade dos países, a OCDE saudou a evolução de muitos indicadores em Portugal, apesar dos desafios dos últimos três anos, realçando o crescimento do PIB, das exportações, a diminuição da dívida e a restauração da confiança nos mercados.
Este cenário positivo, com uma economia na direção certa, nas palavras de Gurría, reflete também o esforço feito na área da educação, apesar dos desafios futuros.
A aposta no ensino vocacional, com dezenas de milhares de alunos a frequentar esta nova oferta e mais de cinco mil empresas envolvidas, mostrando o comprometimento do tecido empresarial na formação dos jovens, a extensão da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano, a introdução de Metas Curriculares, as medidas de acompanhamento dos alunos com mais necessidades, a introdução de uma nova formação superior de nível 5 ISCED – os cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e o fomento do empreendedorismo entre os alunos dos vários níveis do sistema de ensino são algumas das medidas apresentadas como exemplos de um caminho traçado rumo a uma sociedade mais competitiva, geradora de mais emprego e participante ativa na economia global. Exemplos referidos nas intervenções do Secretário-Geral da OCDE e do Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho.
O projeto Skills Strategy da OCDE e com a colaboração da Comissão Europeia, apresenta um quadro para os países poderem desenvolver uma estratégia coordenada de competências e serve de apoio à tomada de decisão das políticas públicas."


Sem comentários:

Enviar um comentário