"Foi o pior resultado em nove anos de exames nacionais do 9.º ano, confirmando-se assim o alerta feito pela Associação de Professores de Português no dia em que 96828 alunos realizaram a prova final desta disciplina.
Os resultados foram conhecidos esta segunda-feira. A média nacional no exame de Português baixou para 47% .Os exames nacionais do 9.º ano estrearam-se em 2005. A média a Português só tinha sido negativa em 2006 , ficando nos 49%, mesmo assim mais alta do que a registada este ano.
A média no exame de Matemática do 9.º ano também baixou para 43%, menos 10 pontos percentuais do que no ano passado, quando subiu para 53%. O resultado deste ano é o terceiro mais baixo em nove anos de exames nacionais.
Os resultados dos exames do 6.º ano, que se realizaram este ano pela segunda vez, foram um pouco mais animadores, embora também se registe uma quebra por comparação a 2012. A Português a média desceu de 59% para 51% e a Matemática caiu de 54% para 49%.
Reagindo a estes resultados, o ministro da Educação, Nuno Crato, considerou, numa declaração enviada à agência Lusa, que estes “mostram dificuldades persistentes em Português e Matemática, num número muito elevado de alunos”. “São dificuldades que é urgente ultrapassar, e todos nós - professores, escolas, pais e, obviamente, o ministério - temos de nos empenhar em as ultrapassar. Tudo isto mostra a necessidade de haver uma avaliação externa rigorosa. Mas não basta conhecermos as dificuldades. Temos de actuar”, vincou."
Sem comentários:
Enviar um comentário