terça-feira, 1 de março de 2016

a actualidade do dia-a-dia, numa visão pessoal do jornalista [1]...!

Bom dia: Mais aumentos na lista no Parlamento
 
A Assembleia da República continua a receber a longa lista de reivindicações dos funcionários públicos. Mais aumentos, menos horas e etc., escreve André Macedo
 
Terça-feira, 01 de MARÇO | 09:41
  DN
 

1. A eutánasia atrás do pano
 
O Ministério Público e a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vão investigar e o PS solicitou uma audição com caráter de urgência no Parlamento da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, depois das declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros terem levantado suspeitas sobre a prática de eutanásia no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Práticas que Ana Rita Cavaco acabou por esclarecer nunca ter presenciado nos hospitais mas que, disse, fazer parte das discussões dos profissionais de saúde. Em Portugal há tanta coisa a acontecer à socapa.
 
2. Mais aumentos, sff
 
Professores, enfermeiros, guardas e médicos querem aproveitar a discussão do Orçamento de Estado na especialidade e o ambiente de abertura do governo para receber propostas de partidos e sindicatos, para fazer passar algumas medidas que reclamam há anos. Depois de a Federação Nacional dos Professores ter proposto turmas mais pequenas e a reforma sem cortes aos 40 anos de serviço, agora é a vez de os enfermeiros reivindicarem a mobilidade entre instituições do SNS, a reposição dos valores integrais das horas e a progressão na carreira. Já os médicos gostariam de ver incluída a reposição dos salários e o pagamento das horas extra a 100%. Estamos bem, não estamos?
 
3. Um mundo azul
 
Happy Meal, já ouviu falar? Quer dizer Refeição Feliz e é um produto da cadeia McDonalds dirigido às crianças que inclui a oferta de um brinquedo. Por vezes só existe um tipo de brinquedo, considerado "unissexo", como por exemplo o Snoopy; mas geralmente a cadeia de restaurantes tem dois tipos disponíveis, rotulados como "de rapariga" e "de rapaz". Nos placards eletrónicos, ou quiosques, que permitem escolher e pagar a refeição, a opção surge claramente identificada como "Happy Meal rapariga" e "Happy Meal rapaz". E ao balcão, se não houver pedido em contrário, os empregados entregam as refeições infantis com o brinquedo de acordo com o sexo das crianças. Discriminação? Nos Estados Unidos a McDonalds diz que sim e deu instruções para que os brinquedos deixassem de ser separados no mundo inteiro. Em Portugal manteve-se a diferença. Mas vai mudar agora. Bem? No mundo dos costumes é difícil ter posição, há limiares e sensibilidades diferentes, mas hoje por hoje parece um ataque do politicamente correto da cadeia americana. Mas com um...mas. Os inquéritos entregues às crianças diminuem de facto as raparigas, destinando-as à cozinha, enquanto os rapazes às nobres aventuras.
 
4. Nova cara no CCB
 
O ministro da Cultura, João Soares, demitiu o presidente do Centro Cultural de Belém, António Lamas, e nomeou Elísio Summavielle para o substituir. É o estilo Soares no seu esplendor: ou vais-te embora ou sais pela janela.
 
5. Toma lá, dá cá
 
O ministério da Defesa Nacional vai avançar com a adjudicação direta de um contrato de até 69 milhões de euros para a modernização de helicópteros da Marinha. O processo de modernização dos helicópteros está a decorrer e foi autorizado pelo ministro da Defesa a 18 de fevereiro. A modernização dos cinco helicópteros Lynx da Marinha foi entregue à AgustaWestland, empresa anglo-italiana que fabrica estes equipamentos. Concursos públicos para quê?
 
6. NOS cresce mais
 
O lucro da NOS cresceu 10,7% em 2015 para 82,7 milhões de euros, segundo o comunicado divulgado pela operadora ao mercado. As receitas registaram um crescimento de 4,4% face ao ano anterior, a contraciclo com as restantes operadoras nacionais. O volume de negócios da NOS atingiu os 1,44 mil milhões de euros. No último trimestre as receitas cresceram 6,4%.
 
E ainda
 
Na Colômbia, a justiça fez esta madrugada (hora de Lisboa) uma ação que poderá ter consequências políticas: prendeu o irmão do ex-presidente Alvaro Uribe. Noticia a BBC que Santiago Uribe é suspeito de homicídio e conspiração criminosa.
 
Cresce a apreensão relativamente ao vírus Zika. O micróbio, que parece estar ligado aos casos de microcefalia detetados no Brasil, poderá também provocar uma doença neurológica grave chamada síndrome de Guillain-Barré, que pode levar à paralisia. A BBC conta a história.
 
A NASA quer um substituto do Concorde. A agência aeroespacial norte-americana anunciou um contrato de 20 milhões de dólares com a Lockheed Martin para o desenvolvimento preliminar de um avião supersónico de transporte de passageiros que inclua tecnologia capaz de reduzir o barulho do estampido sónico que acontece sempre que um aparelho rompe a barreira da velocidade do som. Veja a reportagem da CNN, com vídeo de simulação do que poderá ser o transporte do futuro.
 
Todos os que gostam de história vão gostar de ler o artigo do jornal ABC publicado esta madrugada que conta a história de Ramón Berenguer III, um soberano catalão que, no século XII foi o primeiro cavaleiro templário espanhol.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário